Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Ponte Tancredo Neves: advogado denuncia aduaneiros por fraude na Argentina

Argentina

Puerto Iguazú

Ponte Tancredo Neves: advogado denuncia aduaneiros por fraude na Argentina

De acordo com o relato, fiscais da aduana argentina teriam simulado a cobrança de uma multa de importação, mas embolsado o dinheiro.

2 min de leitura
Ponte Tancredo Neves: advogado denuncia aduaneiros por fraude na Argentina
Fila na aduana argentina de Puerto Iguazú, fronteira com Foz do Iguaçu. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Um advogado da província de Buenos Aires denunciou, nas redes sociais, suposto caso de corrupção na aduana argentina da Ponte Tancredo Neves. A via fronteiriça liga Foz do Iguaçu, na margem brasileira do Rio Iguaçu, à cidade de Puerto Iguazú.

Leia também:
Argentina desmantela rede de apostas clandestinas na fronteira

Publicidade

Em seus perfis, Jeremías Rodríguez relatou a experiência que teria vivido no último dia 9 de outubro. Na data em questão, ele retornou à Argentina após compras em Ciudad del Este (Paraguai) e passagem por Foz do Iguaçu.

De acordo com o advogado, fiscais da Agência de Arrecadação e Controle Aduaneiro da Argentina (ARCA, na sigla em espanhol) inspecionaram as mercadorias transportadas e indicaram a necessidade de pagar uma multa de regularização.

“Eles me mandaram para um escritório e me cobraram com um sistema adulterado. Você pensa que está pagando um tributo para a ARCA, mas, na verdade, acaba de ser enganado por funcionários públicos”, ressaltou.

Rodríguez afirmou ter verificado o nome que aparece no comprovante de pagamento, constatando, assim, não pertencer a uma conta oficial de arrecadação.

O caso está sob apuração do Ministério Público da Argentina, que abriu procedimento para verificar a atuação de agentes que atuam na aduana de Puerto Iguazú.

Pelo menos até a publicação desta notícia, a ARCA ainda não tinha emitido posicionamento público sobre a denúncia. Por outro lado, a agrupação Comunidad Aduanera publicou nota em apoio aos colegas que atuam em Puerto Iguazú.

Nota emitida pela comunidade aduaneira da Argentina
Nota emitida pela comunidade aduaneira da Argentina, em apoio aos colegas

Veículos de comunicação da província fronteiriça de Misiones, como o tradicional jornal El Territorio, e portais de Puerto Iguazú, deram destaque ao relato do advogado.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.