A Ponte Tancredo Neves recebeu, na manhã desta segunda-feira (7), a última das travessias programadas de elefantes na fronteira entre Brasil e Argentina.
Leia também:
Elefanta que passou pela fronteira em abril chega ao novo lar no Brasil
Procedente de um zoológico da cidade argentina de Mendoza, a elefanta Kenya, de 44 anos, entrou em território brasileiro por Foz do Iguaçu. Seu destino será o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães (MT).
No local, Kenya terá a companhia de outros elefantes asiáticos e africanos resgatados de zoológicos na América do Sul. O SEB possui área de cerca de 1,5 mil hectares, suficiente para que os animais possam viver em liberdade.
A viagem com cerca de quatro mil quilômetros de extensão transcorre em ritmo adaptado às necessidades de Kenya, que passa por constantes avaliações.
Antes de embarcar, a elefanta foi submetida a um processo de aclimatação, para que pudesse acostumar-se com o contêiner preparado para o transporte.
Anteriormente, a equipe do SEB fez outras travessias de elefantes pela fronteira, levando para Mato Grosso animais de parques de Buenos Aires e Mendoza.
Os deslocamentos contam com o aval das autoridades sanitárias e ambientais do Brasil e da Argentina. Uma vez no destino, o elefante recém-chegado enfrenta período de quarentena, antes de que efetivamente passe para o espaço livre.
Originalmente, Kenya viria para o Brasil com o macho Tamy, que também vivia em Mendoza, mas ele faleceu no último dia 24.
No Instagram @elefantesbrasil, a equipe do SEB atualiza todas as etapas da viagem, com fotos e vídeos explicativos. A organização precisa de recursos privados para financiar suas atividades. Para saber como ajudar, acesse https://elefantesbrasil.org.br/doe/.

