Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Puerto Iguazú ganha primeiro edifício militar sustentável da Argentina

Argentina

Puerto Iguazú ganha primeiro edifício militar sustentável da Argentina

Nova sede da Escola Militar da Selva, do Exército Argentino, foi inaugurada com a presença do ministro da Defesa, Jorge Taiana.

2 min de leitura
Puerto Iguazú ganha primeiro edifício militar sustentável da Argentina
Escuela Militar del Monte fica em Puerto Península, à saída de Puerto Iguazú. Imagem: Gentileza/Ministério da Defesa

Com a presença de autoridades como o ministro da Defesa, Jorge Taiana, foi inaugurada, na última terça-feira (29), a nova sede da Escuela Militar del Monte (Escola Militar da Selva, na tradução ao português), do Exército Argentino. O edifício está localizado na Reserva Militar de Puerto Península, à saída de Puerto Iguazú.

A construção chama atenção por ser a primeira estrutura militar feita com base nos princípios da sustentabilidade ambiental na Argentina, contando com sistemas para redução do uso da energia elétrica, melhor aproveitamento das características naturais do ambiente e redução de impactos da presença humana.

Publicidade

De acordo com a informação distribuída à imprensa, são 1.300 metros quadrados (m²) de painéis solares, suficientes para a geração da energia que abastece o edifício principal, demais áreas da unidade e a vila militar existente no entorno. Com isso, a estimativa é de redução de 70% da dependência da rede externa.

A superfície total construída é de 1.200m², distribuídos por dois andares. No piso térreo, estão localizadas as salas de aula, um espaço multiuso para 200 pessoas e a sala de armas. O piso superior está reservado à parte administrativa. Todos os cômodos contam com isolamento duplo e adaptações que permitem reduzir a necessidade de climatização.

A Escola Militar da Selva Comandante Andrés Guacurarí y Artigas foi criada em 2012 e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar as habilidades dos militares argentinos e de países amigos para a atuação em ambientes de mata subtropical. Integrantes de forças policiais também participam de cursos no local.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.