Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Argentina: Puerto Iguazú sedia Semana da Memória no Mercosul

Argentina

Direitos humanos

Argentina: Puerto Iguazú sedia Semana da Memória no Mercosul

Programação começou nessa quarta-feira (18), com atividades previstas até a próxima terça (24), feriado nacional na Argentina.

2 min de leitura
Argentina: Puerto Iguazú sedia Semana da Memória no Mercosul
Evento em Puerto Iguazú tem participação gratuita e aberta a toda a comunidade. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

Situada na margem argentina do Rio Iguaçu, a cidade de Puerto Iguazú está sediando, desde ontem (18), a oitava edição da Semana da Memória no Mercosul.

Leia também:
Sindicato alerta para êxodo de trabalhadores da Argentina para o Brasil

Publicidade

De acordo com os organizadores, o evento faz alusão a 24 de março de 1976, data do golpe militar que resultou na última ditadura vivida pela Argentina. Neste ano, a recordação ganha peso devido aos 50 anos do golpe, cujo regime durou até 1983.

A 8.ª Semana Mercosureña pela Memória, Verdade e Justiça terá, como ponto alto da programação em Puerto Iguazú, uma vigília na praça San Martín.

O ato, marcado para segunda-feira (29), às 19h, incluirá música ao vivo e uma homenagem ao músico Tomasito González. A programação prevê, ademais, lembrança permanente a Esteban Matcoski, nome histórico dos direitos humanos na região.

Outro ato de destaque está marcado para sábado (21), às 11h, com a inauguração oficial da Feira Internacional do Livro Javier Rodas, no salão da Câmara de Comércio de Puerto Iguazú. Conforme os livreiros, a feira reunirá obras de mais de 340 autores, com realce para escritores da própria região.

Na sexta-feira (20), às 20h, haverá palestra com o advogado Jaime Nuguer, tendo como tema os crimes cometidos durante a Operação Condor.

Representantes de Foz do Iguaçu e do Paraguai confirmaram presença nas atividades da Semana da Memória no Mercosul, dando caráter trinacional ao evento. Para saber mais sobre a programação, na imprensa de Puerto Iguazú (em espanhol), clique aqui.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário