Rádio Clube
H2FOZ
Início » Argentina » Reunião discute etapas de nova ponte entre Brasil e Argentina

Argentina

Atalho para o RS

Reunião discute etapas de nova ponte entre Brasil e Argentina

Financiada pelo Brasil, via internacional cruzará o Rio Uruguai, ligando os municípios de Porto Xavier (RS) e San Javier (Argentina).

2 min de leitura
Notícias no seu WhatsApp
Reunião discute etapas de nova ponte entre Brasil e Argentina
Projeção de como ficará a futura ponte entre Brasil e Argentina. Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Xavier (Arquivo)
Google News iconSiga-nos no Google News

A cidade de San Javier (Misiones) recebeu, nesta semana, autoridades do Brasil e da Argentina para uma reunião sobre a ponte internacional que a conectará com a cidade gaúcha de Porto Xavier.

Leia também:
DNIT homologa resultado de licitação para ponte na fronteira com a Argentina

Publicidade

Atualmente, a travessia entre as margens do Rio Uruguai ocorre com serviço de balsa, operado por uma embarcação brasileira e uma argentina.

De acordo com a prefeitura de San Javier, participaram funcionários do governo de Misiones, representantes de Porto Xavier e de órgãos do Rio Grande do Sul, bem como das empresas responsáveis pela elaboração dos projetos.

Conforme o prefeito Matías Vilchez, de San Javier, a prefeitura argentina providenciará a emissão de licenças ambientais em seu território. Além disso, o poder público fará um levantamento em relação à eventual desapropriação de imóveis.

Em abril de 2025, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) homologou o resultado da licitação para a construção da ponte. O financiamento estará a cargo do Brasil.

A empresa Rivoli Construtora apresentou o menor lance na disputa com outras sete concorrentes. A proposta da Rivoli Construtora fechou em R$ 214,6 milhões, 5% abaixo do valor de referência. A etapa atual contempla a elaboração dos projetos finais.

No papel desde 1976, a ponte com a Argentina ficará ligeiramente a leste do perímetro urbano de Porto Xavier, mas com rápido acesso à cidade.

Rio Grande do Sul via Argentina

Para quem mora na região de Foz do Iguaçu, a via ajudará a cortar caminho entre a região trinacional e o Rio Grande do Sul, passando pela Argentina.

A título de comparação, a distância entre São Luiz Gonzaga, cidade próxima a Porto Xavier, e a Terra das Cataratas soma 426 quilômetros se o trajeto for pela Argentina.

Pelas estradas brasileiras, passando por Cascavel e São Miguel do Oeste (SC), o percurso sobe para 765 quilômetros.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    Deixe um comentário