Campanha de leigos da Igreja Católica quer incentivar 1.º voto da juventude

Iniciativa interage com a Campanha Jovem Eleitor, realizada pela Justiça Eleitoral.

Apoie! Siga-nos no Google News


Por Paulo Bogler

A importância da cidadania, democracia e participação da juventude nas eleições é tema de campanha em Foz do Iguaçu que será lançada nesta segunda-feira, 10, às 16h, na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe. Entre os objetivos está o alistamento eleitoral aos 16 e 17 anos.

LEIA TAMBÉM: Segundo turno? Foz do Iguaçu se aproxima do “número mágico” de eleitores

A iniciativa é do Conselho Diocesano de Leigos da Diocese de Foz do Iguaçu (CNLBFOZ), em parceria com a Justiça Eleitoral (147.ª Zona Eleitoral). A mobilização alia as campanhas Cidadão Jovem e Jovem Eleitor, essa última da Justiça Eleitoral.

Primeiro voto da juventude

Conforme a organização, a campanha Cidadão Jovem é inspirada nos documentos da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os jovens “são convidados a despertarem para o exercício da cidadania, contribuindo para a organização da convivência social”, frisa a diocese.

Presentes

O lançamento da campanha Cidadão Jovem contará com a presença do bispo diocesano, Dom Sergio de Deus Borges, e do juiz eleitoral Ariel Nicolai Cesa Dias. Também participam o coordenador do CNLBFOZ, Paulo Roberto Batista, e o presidente da OAB/Foz, Vitor Hugo Nachtygal.

Segundo turno

Dados de junho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Foz do Iguaçu está perto de chegar ao número de eleitores que garante o segundo turno nas eleições municipais do ano que vem, que é de 200 mil. Hoje são 198.430 aptos a votar, restando menos de 1,6 mil para que a eleição possa ser decidida em dois escrutínios. A inscrição de jovens com menos de 18 anos colabora para esse contingente.

LEIA TAMBÉM
1 comentário

Comentários estão fechados.