A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, foi às redes informar que a Ponte da Integração Brasil–Paraguai foi pauta de reunião que manteve com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.
Na reunião, declarou, foram debatidos os “próximos passos para que a aduana da Ponte da Integração esteja totalmente preparada e em plenas condições de trabalho quando a obra for concluída”. A empresa responsável pelas obras complementares afirma que concluirá os serviços até o fim do ano.
Ponte da Integração
Em sua publicação, a ministra afirmou que a via é “marco para a logística e o desenvolvimento da região, e vai fortalecer o comércio, o turismo e a integração entre os dois países”, escreveu.
A Ponte da Integração foi custeada pela Itaipu, a partir de parceria com os governos estadual e federal. Em agosto de 2023, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) comunicou a conclusão do empreendimento, que segue sem uso devido à inconclusão das obras complementares, como aduanas e a Perimetral Leste.
Gleisi Hoffmann corretamente enfatiza a importância da Ponte da Integração para o comércio e o turismo. Esperamos que as obras complementares sejam concluídas rapidamente para que a ponte seja totalmente operacional.