A prefeitura anunciou que, em junho, começará a realizar a pesquisa de campo, parte dos trabalhos para o novo modelo de transporte coletivo de Foz do Iguaçu. A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) foi contratada para a empreitada.
Transporte coletivo
Segundo a gestão, o projeto futuro irá reorganizar linhas, itinerários, horários, além de revisar a frota e prever novos terminais e pontos de ônibus. A fase que inclui as pesquisas contempla abordagens nas lotações e entrevistas domiciliares.
Contrato prorrogado
Apesar de ter se comprometido com medida ao contrário, o prefeito Silva e Luna assinou a prorrogação do contrato do ônibus, no valor de R$ 165 milhões, por dois anos. Ele argumentou que a decisão foi por não haver tempo hábil para licitação, a fim de não deixar parar o transporte coletivo.
Já fizeram inúmeras pesquisas de campo em administrações anteriores e o transporte nunca mudou…espero que dessa vez tomem vergonha na cara e façam algo, pois do jeito que o transporte está é vergonhoso.
Para melhorar o transporte é preciso contratar um escritório referência em urbanismo/transporte público, trazer um especialista de verdade, que vai avaliar e indicar o melhor modelo para uma cidade como Foz, baseado nos cases de sucesso nacionais e internacionais. O grande erro dos governantes é ficar tentando inventar a roda aqui e criar um modelo por conta própria, baseado em achismos, criando uma colcha de retalhos das opiniões aleatórias, e um modelo ineficiente e amador de transporte público. A prefeitura está com a faca e queijo na mão, vai realizar a nova licitação, que vai impactar a cidade por décadas, precisa pensar grande, precisa buscar ser referencia nacional em transporte público, adotar o que há de mais moderno na academia. Curitiba é pertinho daqui e mostra que é possível ter transporte público de qualidade, desde que a parte técnica prevaleça sobre a política.