Dia das Mães, datas comemorativas e feriados na fronteira

Nem sempre brasileiros, paraguaios e argentinos fazem suas festas nas mesmas datas.

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu, 12 de maio de 2024.

Hoje é Dia das Mães em Foz do Iguaçu e em todo o Brasil, mas não no lado paraguaio da fronteira ou na margem argentina do Rio Iguaçu. Historicamente, brasileiros, paraguaios e argentinos celebram suas festas em dias diferentes, por várias razões.

A bem da verdade, aliás, são raros os feriados ou comemorações que acontecem nos mesmos dias nos três países. As principais são as festas religiosas (Páscoa e Natal), além de algumas celebrações cívicas (Ano-Novo e Dia do Trabalhador).

Voltando ao Dia das Mães, a tradição brasileira de comemorá-lo no segundo domingo de maio vem do início do século 20, tendo sido formalizada por um decreto de 1932, do então presidente Getúlio Vargas.

Já o Paraguai celebra o Dia das Mães em 15 de maio, feriado de Independência, em alusão à “Pátria Mãe”. Na Argentina, o almoço com churrasco especial (ou lasanha) acontece no terceiro domingo de outubro (Divina Maternidade de Maria).

Dia dos Pais, Dia das Crianças e Dia dos Namorados também têm datas diferentes nos três países da fronteira.

No caso do Dia dos Pais, brasileiros comemoram no segundo domingo de agosto, paraguaios e argentinos no terceiro domingo de junho.

O Dia das Crianças é em 12 de outubro no Brasil, 16 de agosto no Paraguai e terceiro domingo de agosto na Argentina. Já o Dia dos Namorados é em 12 de junho no Brasil e em 14 de fevereiro nos outros dois países da região.

Um pouco dessa história foi contada em uma publicação feita pelo H2FOZ em agosto de 2021 (clique aqui para relembrar).

O portal também publica, anualmente, uma lista de feriados nos três países, para você não se perder nas datas e aproveitar oportunidades como trazer turistas paraguaios e argentinos para Foz nos feriados deles.

Feliz dia a todas as mães (nacionais, binacionais ou trinacionais) e boa semana!

Guilherme Wojciechowski é repórter do H2FOZ e filho da Sra. Nara (também chamada de “Tia Nara” por uma multidão de sobrinhos afetivos).

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.