Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Sobre o poder das boas histórias para o jornalismo local

Carta ao leitor

Sobre o poder das boas histórias para o jornalismo local

Publicação feita pelo H2FOZ, desvendando a origem dos gatos pintados nos muros de Foz do Iguaçu, caiu no gosto dos leitores.

3 min de leitura
Sobre o poder das boas histórias para o jornalismo local
Desenhos de gatos em Foz do Iguaçu. Montagem: Marcos Labanca
Publicidade

Foz do Iguaçu, 29 de setembro de 2024.

“E se a gente fizer uma reportagem sobre aqueles gatos desenhados nos muros da cidade?”, foi a sugestão de pauta. “Aqueles gatos, que estão por todas as partes?”, foi a espantada reação inicial. De uma conversa mais ou menos assim, aparentemente aleatória, surgiu um dos materiais mais lidos dos últimos meses nas páginas do H2FOZ.

Publicidade

Leia também:
Como era a urna antes do sistema eletrônico de votação; relembre

Publicada no dia 20 de setembro, com o título Desvendada a história dos gatos desenhados nos muros de Foz do Iguaçu, a reportagem de Gabriela Zempulski, com imagens de Marcos Labanca, rapidamente viralizou nas redes sociais e atraiu milhares de curiosos, que tinham as teorias mais diversas sobre o tema.

Para os mais desconfiados, os gatos eram até algum tipo de marcação feita por facções nas ruas de Foz, para delimitar território ou possíveis alvos de ações criminosas. A realidade, bem mais positiva, é que os simpáticos felinos são obra de um artista iguaçuense, Fabio Ramos, que contou ter feito mais de mil desenhos nos últimos quatro anos.

Publicidade

Sempre há, claro, aqueles que questionam a existência desse tipo de pauta, com críticas do tipo “É isso o que o jornalismo virou?” ou “Não acontece mais nada na cidade? Acabou o assunto?”. Mas a reação positiva do público, expressa em comentários nas redes e mensagens enviadas à redação do H2FOZ, mostra que a escolha foi um golaço.

Assuntos leves, que fogem da dureza do noticiário do cotidiano, ajudam a lançar outros olhares sobre a comunidade. No caso dos gatos nos muros, por exemplo, a dúvida sobre o significado e a autoria das imagens não era de uma ou duas pessoas, mas de milhares, até mesmo de turistas que passaram pela fronteira e perceberam os gatinhos pintados.

Publicidade

Em conjunto com parceiros, o H2FOZ procura, sempre que possível, abrir espaço para histórias fora do trivial, como as do quadro Vidas do Iguaçu. Você sabe, por exemplo, quem é a Yolanda por trás do nome da Vila Yolanda, um dos bairros mais tradicionais de Foz do Iguaçu? Clique aqui e encante-se com o vídeo.

E antes de ir, não deixe de ler o editorial desta semana, intitulado Em sete dias, o futuro de Foz do Iguaçu será hipotecado nas urnas. No domingo que vem, 6 de outubro, estaremos aqui com a cobertura ao vivo do primeiro turno das eleições municipais na Terra das Cataratas (clique aqui para conferir o tempo real).

Apoie o jornalismo local. Assine o H2FOZ!

Obrigado pela leitura e boa semana!

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ e redige a Carta ao Leitor semanalmente, aos domingos.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.