Idosos do Lar dos Velhinhos fazem lista de presentes que querem ganhar neste Natal

Nas redes sociais da entidade, é possível ver o pedido de cada idoso - Foto: Divulgação

Camisetas, sandálias e pijamas estão entre os pedidos, todos muito simples; moradores de Foz são convidados a fazer a diferença e demonstrar empatia.

A dona Ana Maria pede uma sandália nova, e o seu Roberto, uma camiseta. Eles estão entre os 60 moradores do Lar dos Velhinhos em Foz do Iguaçu, que contam com carinho a empatia da comunidade para receber presentes neste Natal. A lista individual dos pedidos, ao lado do nome e da foto de cada idoso, pode ser acessada aqui.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A maioria dos moradores da instituição social não tem família ou o vínculo com os parentes foi interrompido. É por isso que o Lar dos Velhinhos lançou essa campanha especial para que no período natalino seja possível fazer a diferença na vida dos idosos, em que o gesto simples de presentear está repleto de amor e solidariedade.

Os presentes podem ser entregues até quinta-feira, 24, véspera do Natal, das 8h às 18h, na própria entidade, que dispõe de um local para o recebimento de doações. Quem não conseguir fazer a entrega nesse período poderá doar depois. Devido ao momento sanitário, não há contato do público externo com os idosos.

“O maior presente é o carinho demonstrado pelas pessoas que estão acolhendo os moradores do lar.

Ao receber os presentes de Natal, a emoção dos idosos fica estampada, relata o presidente do Lar dos Velhinhos, Maicon Schneider. “Falamos de quem é o presente e explicamos por que a pessoa não pode vir pessoalmente entregá-lo. Registramos esse momento do presente e compartilhamos nas redes sociais”, expõe.

A pessoa pode presentear quantos idosos desejar, inclusive oferecendo itens que não estão na lista. “A escolha é livre, o certo é que todos os idosos querem receber um presente neste Natal”, informa o dirigente da entidade. “O maior presente é o carinho demonstrado pelas pessoas que estão acolhendo os moradores do lar”, completa.

Equipe do Lar dos Velhinhos reforçam a importância dos convênios e do apoio da comunidade – Foto: Divulgação

Necessidade o ano todo

A equipe do Lar dos Velhinhos também está convidando moradores de Foz do Iguaçu a contribuir o ano inteiro para o custeio das atividades de atendimento aos idosos. Uma forma é o Carnê Solidário, anual, mediante a doação de R$ 1 por dia ou R$ 30 por mês – podendo ser acima dessa quantia. A doação pode ser feita pelo Pix, com a chave: 75.428.672.0001-00.

Também pelo Pix, os interessados podem fazer doações de qualquer valor e em qualquer período. Para esclarecimentos, basta entrar em contato com a equipe técnica pelo telefone (45) 3527-4014.

Gestão e trabalho humanizado

Conforme a gestão, o Lar dos Velhinhos mantém um convênio com a prefeitura que custeia parte dos recursos humanos necessários. No início deste ano, parceria com a Itaipu Binacional permitiu ampliar o quadro de pessoal, com a contratação de profissionais essenciais para o cuidado da saúde dos idosos.

“Quando fomos eleitos e assumimos a atual direção, implantamos um trabalho humanizado, com amor, carinho e dedicação de toda a equipe”, frisa Maicon Schneider. “Os frutos já podem ser vistos na qualidade de vida dos moradores e no reconhecimento da comunidade. Com transparência, também estão retomando o apoio dos empresários da nossa cidade”, pontua.

O convênio com a Itaipu possibilitou:

  • contratação de fisioterapeuta, nutricionista e mais um enfermeiro; aumento do número de cuidadores e da equipe de asseio e limpeza;
  • instalação de sistema fotovoltaico para reduzir em 85% a conta com energia elétrica;
  • instalação de um centro odontológico e de banheiros (com adaptação para cadeirantes);
  • reforma das alas masculina e feminina; e
  • futura ampliação do refeitório.
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.