A Prefeitura de Foz do Iguaçu acaba de publicar o decreto que eleva a Avenida Pedro Basso a patrimônio cultural protegido por lei. Essa deliberação havia ocorrido em abril, pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Cepac), como noticiou o H2FOZ.
O reconhecimento foi concedido ao trecho entre a Avenida Rosa Cirilo de Castro e a Rua Manoel Rodrigues Filho, no bairro Polo Centro. Com efeito, a norma legal amplia a proteção do bem coletivo.
“As construções, demolições, paisagismo, no entorno ou paisagem do bem tombado deverão seguir as restrições resultantes do tombamento”, cita o decreto, publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira, 15.
Desse modo, o poder público deverá zelar pelo cumprimento da norma no que tratar de preservação, conservação, fiscalização, execução de obras e serviços do patrimônio cultural municipal.
Avenida Pedro Basso
Citada no rol de paisagens que figuram como ruas mais bonitas do país, a Avenida Pedro Basso forma um exuberante túnel verde. É um cartão-postal para quem admira uma bela paisagem, tanto moradores como visitantes de Foz do Iguaçu.
As árvores, em seus contornos e desenhos próprios, formam verdadeiras obras de arte. Moradores mantêm recintos com alimentos para os pássaros, que emprestam o canto para a harmonia silenciosa da vegetação da Avenida Pedro Basso.