Biblioteca Pública de Foz do Iguaçu faz 60 anos de histórias e leituras

Criada em 1963, a biblioteca reúne 70 mil obras; já funcionou na Escola Parigot de Souza e no prédio histórico em que hoje está o Fozhabita. Veja a programação.

Apoie! Siga-nos no Google News

O escritor argentino, um dos maiores, imaginava o paraíso como um tipo de biblioteca. Em seis décadas, a Biblioteca Pública Elfrida Engel Nunes Rios, em Foz do Iguaçu, certamente coleciona histórias de felicidade de pessoas junto a livros e leituras.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu em busca do passado

A biblioteca dos iguaçuenses completa 60 anos nesta quarta-feira, 6, com uma programação gratuita especial para crianças, jovens e adultos. Contação de histórias, papo literário e, claro, bolo para celebrar a data.

A agenda será a continuidade das atividades iniciadas no último sábado e que prosseguirão na próxima semana (veja abaixo). A programação vai ser desenvolvida no auditório da Fundação Cultural, anexo à biblioteca, que não terá atendimento nesta quarta-feira.

Criada por lei municipal pelo então prefeito Emílio Gomes, em 6 de setembro de 1963, a Biblioteca Pública conta atualmente com cerca de 800 leitores considerados ativos pela prefeitura. Eles fazem o empréstimo de livros com frequência.

Biblioteca

O equipamento público de leitura reúne 70 mil obras catalogadas à disposição dos leitores, e mais 7.300 livros na Biblioteca Infantojuvenil. Dispõe de salas para estudos e pesquisas com Wi-Fi, e realiza projetos de doação de livros.

O nome da biblioteca faz homenagem à pioneira de Foz do Iguaçu Elfrida Engel Nunes Rios, de família precursora no turismo e na hotelaria no município. Em seus escritos, ela deixou registrados detalhes da passagem de Santos Dumont pela cidade – seu pai, Frederico Engel, guiou o “Pai da Aviação” às Cataratas do Iguaçu.

A primeira sede da Biblioteca Pública foi em sala da prefeitura, já tendo utilizado espaços como Escola Parigot de Souza e o prédio histórico que hoje sedia o Fozhabita. Desde 1997, fica na Rua Benjamin Constant, 62, centro, junto à Fundação Cultural.

Aniversário de 60 anos da Biblioteca Pública:

Quarta-feira, 6/9

  • 9h30: contação de história e “Parabéns à Biblioteca”;
  • 14h: contação de histórias aberta ao público infantil;
  • 14h30: oficina de bonecos (inscrições encerradas);
  • 20h: bate-papo literário “Pelo mundo das fanfics”, com a escritora iguaçuense Lhaisa Andria.

Segunda e terça-feira, 11 e 12/9

  • Mediações literárias

Quarta-feira, 13/9

  • 9h: sessão de cinema infantil; e
  • 14h: oficina de nanquim.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.