Codefoz define projetos estratégicos para apoio da Itaipu nesta quinta

A reunião é aberta para a comunidade; agenda em discussão é proposta pelos setores público e privado.

Apoie! Siga-nos no Google News

Em sessão pública, os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) irão definir OS projetos estratégicos e prioritários de Foz do Iguaçu para apoio da Itaipu Binacional. A reunião acontece nesta quinta-feira, 31, às 18h.

LEIA TAMBÉM: Fronteira dá novo passo para facilitar fluxos entre Brasil e Paraguai

A agenda Acelera Foz 2040 abrange propostas, entre outras áreas, em:

  • infraestrutura;
  • meio ambiente e sustentabilidade;
  • cultura;
  • inovação; e
    economia, empregabilidade.

Codefoz

Após aprovado, o documento será entregue pelo Codefoz para a direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, como demanda prioritária da cidade. Ele foi elaborado pelos setores público e privado representados no Grupo de Trabalho Estratégico (GTE).

Esse colegiado reúne prefeitura, Câmara de Vereadores, empresários e sociedade civil, informa o Codefoz. O GTE foi criado pela mesa diretora do conselho para ampliar o debate.

O conselho reuniu propostas da comunidade, de entidades e de conselhos de políticas públicas. O GTE pesquisou e analisou projetos, reuniu as proposições com referenciais técnicos já produzidos e também elencou ações de instituições governamentais e da sociedade civil.

Depois de aprovado, conjunto de propostas será entregue para a direção da Itaipu Binacional – foto: Divulgação


O presidente do Codefoz, Fernando Castro Alves, cita que são iniciativas curto e médio prazos. Todas as propostas irão compor um banco público de projetos de Foz do Iguaçu, destaca.

“Vamos apresentar à plenária o resultado de um trabalho intenso dos últimos meses, de muita análise e, sobretudo, diálogo”, expõe. “Além de entregar à Itaipu o desejo da cidade em investimentos e melhorias, teremos um formidável banco de projetos”, enfatiza Fernando.

Visão de futuro

Com isso, avalia, concentra-se a destinação de parte dos recursos públicos para ações estratégicas e esperadas pela comunidade iguaçuense. E o módulo de projetos será um instrumento perene, que perpassará gestões e governos.

“Estamos trabalhando hoje olhando a Foz do Iguaçu que queremos em 2040. É isso que cabe ao Codefoz: reunir quem faz a cidade no dia a dia e fazer chegar os seus anseios aos espaços decisórios”, pontua. “É um esforço da cidadania e da coletividade que nos compete”, conclui Fernando Castro Alves.

Agenda para o desenvolvimento

A agenda de projetos atualiza as ações e a metodologia do programa Acelera Foz, implementado a partir de 2020 como instrumento de retomada econômica no contexto pandêmico. São eixos estruturantes aos quais estão vinculadas as propostas por áreas.

Entre os entes públicos no Grupo de Trabalho Estratégico, a prefeitura foi representada pelas secretarias de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário; Planejamento e Captação de Recursos; e Turismo e Projetos Estratégicos. Outras pastas atuaram pontualmente.

O Poder Legislativo integrou o GTE por meio da presidência e de uma bancada parlamentar que trata de temas afins ao desenvolvimento. A agenda Acelera Foz 2040 foi encaminhada ao gabinete do prefeito, que ainda recolheu novas proposições dos órgãos municipais.

Plenária do Codefoz
Aprovação de projetos de desenvolvimento para apoio da Itaipu
Data: 31 de agosto (quinta-feira), às 18h
Local: Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (prédio da ACIFI, na Rua Padre Montoya, 490, centro)

(Com informações do Codefoz)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.