Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Enio Verri vai ao Codefoz receber projetos prioritários de Foz do Iguaçu para apoio da Itaipu

Cidade

Enio Verri vai ao Codefoz receber projetos prioritários de Foz do Iguaçu para apoio da Itaipu

O diretor da binacional participará de reunião do conselho nesta quarta-feira, 20, às 18h, aberta para a comunidade. Inscreva-se para participar.

3 min de leitura
Enio Verri vai ao Codefoz receber projetos prioritários de Foz do Iguaçu para apoio da Itaipu
Foz do Iguaçu está situada entre as dez maiores e principais cidades do estado do Paraná. foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Publicidade

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, receberá do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) os projetos prioritários de desenvolvimento de Foz do Iguaçu, para apoio da empresa. A comunidade pode participar do encontro, nesta quarta-feira, 20, às 18h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (CID).

Para participar da reunião, basta inscrever-se: https://forms.gle/9S6pMUpfhXCJ6dYE7.

O documento a ser entregue é a agenda da cidade, afirma o conselho, denominada Acelera Foz 2040. Ela foi aprovada em plenária, contemplando e unificando projetos. poder público, sociedade civil e setor empresarial, como Prefeitura de Foz do Iguaçu, Câmara Municipal, conselhos de políticas públicas e demais instituições.

Publicidade

Foz do Iguaçu

Pelo regimento do conselho, a sessão é iniciada pelo presidente de honra do Codefoz, prefeito Chico Brasileiro (PSD). Os trabalhos são conduzidos pela mesa diretora, formada por Fernando Castro Alves (presidente), Newton Ricardo de Almeida (vice) – que também é o assessor especial da direção da binacional – e Carlos Silva (secretário).

“Reunimos, analisamos e aprovamos 70 projetos indispensáveis à aceleração do desenvolvimento da nossa cidade, em um amplo debate que durou três meses”, frisa Fernando Castro Alves. “Chegamos ao que é a vontade do município em investimentos, para o apoio da Itaipu, já que Foz do Iguaçu é a ‘casa’ dessa empresa”, pontuou o presidente do Codefoz.

LEIA TAMBÉM: Codefoz propõe 70 projetos para acelerar desenvolvimento de Foz do Iguaçu

Publicidade

As propostas abrangem sete eixos, sendo:

  • obras estruturantes e mobilidade;
  • desenvolvimento turístico, parques e áreas de convívio e lazer;
  • fomento econômico;
  • educação, cultura e qualificação;
  • eventos estratégicos e promoção do destino; e
  • atração de investimentos e inovação; e políticas públicas e governança.

Diálogo com a sociedade

O assessor especial da direção-geral brasileira da Itaipu Binacional, Newton Ricardo de Almeida, destacou a importância da iniciativa do conselho de ouvir reunir a sociedade amplamente. Enfatizou a priorização de projetos de interesse coletivo, que são de curto, médio e longo prazos.

E disse que estratégia está alinhada à nova visão da Itaipu Binacional. “Lançamos recentemente o programa Itaipu Mais que Energia e estamos abertos para ouvir a sociedade, debater o futuro e contribuir para o desenvolvimento da região”, concluiu Newton, que é o vice-presidente do Codefoz.

Publicidade

Participação

Para ser submetida à aprovação na sessão plenária do Codefoz, em agosto, a agenda Acelera Foz 2040 foi elaborada pelo Grupo de Trabalho Estratégico (GTE), que envolveu 32 participantes de várias instituições públicas e privadas. Esse colegiado foi instituído pela mesa diretora para ampliar o diálogo e a análise das propostas.

O GTE foi formado com representantes das seguintes instituições: Prefeitura de Foz do Iguaçu, Câmara de Vereadores, Codefoz, Conselho Municipal de Turismo, Conselho de Desenvolvimento da Região Trinacional do Iguassu, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ACIFI, Fundo Iguaçu, Sebrae, Observatório Social, Instituto Polo Iguassu, Unifoz, UDC e Unila.

Reunião do Codefoz e Itaipu Binacional
Data: 20 de setembro, às 18h
Local: Centro Integrado de Desenvolvimento Regional (Rua Padre Montoya, 490, centro – sede da ACIFI)
Inscrição: https://forms.gle/9S6pMUpfhXCJ6dYE7

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.