A prefeitura assinou, nessa segunda-feira, contrato de concessão no modelo parceria público-privada (PPP), de R$ 123 milhões na iluminação pública, no período de 13 anos. A gestão promete levar tecnologia LED a todos os bairros, modernizando mais de 40 mil pontos de luz.
O início efetivo das operações está previsto para 1.º de dezembro, com ações começando por bairros das regiões do Porto Meira, Morumbi e Três Lagoas. Conforme a administração, serão investidos R$ 60 milhões em modernização, incluindo a substituição gradual de todas as luminárias por LED.
De acordo com a concessionária responsável, os novos equipamentos podem gerar mais de 47% de economia no consumo de energia elétrica, além de reduzir em cerca de 969 toneladas a emissão de CO₂ por ano. A modernização trará mais segurança, economia e sustentabilidade para a cidade.
Iluminação pública
O projeto determina a instalação de iluminação em mais de 800 faixas de pedestres e a implantação de iluminação especial em 18 pontos turísticos e monumentos históricos. A expectativa da gestão é de obter redução de consumo e melhorar a qualidade o do serviço.
“Com esta parceria público-privada, 100% do nosso parque de iluminação pública será modernizado com tecnologia LED, trazendo maior eficiência energética”, disse o prefeito Joaquim Silva e Luna. “Em breve, todos os bairros da cidade receberão luminárias de LED.”
A concessionária responsável pela iluminação pública a partir de agora, a IP Foz do Iguaçu, foi formada a partir do resultado do leilão. Entre as parcerias no projeto estão a Caixa Econômica Federal e o Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP), com coordenação da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimento da Casa Civil e do Ministério das Cidades.
(Com informações da Agência Municipal de Notícias)


