Frota de Foz do Iguaçu é de 200.773 veículos. Cada vez mais perto de um por morador

Proporção de carros por habitante é elevada, mas a desigualdade social é mais gritante. Foto Marcos Labanca

Foz do Iguaçu tem uma frota de 200.773 veículos, segundo levantamento do Ministério da Infraestrutura, atualizado em 16 de dezembro de 2020. Isso corresponde a um veículo a cada 1,2 morador, superior à média brasileira, de um veículo a cada 1,9 habitante.

Somando apenas automóveis, caminhonetes, motos e motonetas, que na maioria pertencem a particulares, a soma em Foz chegaria a cerca de 170 mil unidades, o que daria uma média de um veículo para cada 1,5 habitante. Só automóveis, 120.386, representariam um a cada 2,1 moradores.

Na soma brasileira, o total dos meios de transporte de uso particular somaria aproximadamente 95 milhões, o que significaria, na média, um veículo a cada 2,2 habitantes. Considerando só os automóveis, seria um a cada 3,6 brasileiros.

A média iguaçuense é idêntica à do Paraná, na soma apenas desses veículos que podem ser considerados de uso particular. Já no total, a média do Paraná é mais elevada, de um veículo a cada 1,3 habitante.

Para completar sobre a frota iguaçuense, aqui há registrados, ainda, 4.083 caminhões, 2.759 caminhões-trator, 12.784 caminhonetes, 7.107 camionetas, 74 micro-ônibus e 4.921 ônibus, entre os veículos mais importantes.

Quando se divide o número de veículos pela população, chega-se a uma média que, obviamente, passa longe da realidade. Há milhares de iguaçuenses com mais de um carro e moto na garagem, enquanto outros milhares usam ônibus ou bicicleta para se locomover.

Na verdade, talvez Foz tenha até carros demais. Precisaria é de um bom transporte público. Foto Marcos Labanca

COM CASCAVEL

Mais uma comparação, com a cidade que dizem ser rival de Foz, Cascavel. A frota de lá é de 255.514 veículos, dos quais 148.295 são automóveis. Na soma de automóveis, motos, motonetas e caminhonetes, são 216.710 veículos.

Considerando o total, a média é igual à de Foz, um veículo a cada 1,2 morador. Por coincidência, a soma de veículos de uso particular, divididos pela população, daria também um veículo a cada 1,5 habitante, exatamente o mesmo índice de Foz.

E os automóveis? Em Foz, cada 2,1 moradores dividem um. Em Cascavel, a proporção seria ligeiramente inferior, isto é, cada 2,2 moradores dividiriam um automóvel.

PANDEMIA

O que explica que uma cidade com indústria forte (a agroindústria, principalmente) e uma economia diversificada esteja numa situação semelhante, em relação à proporção de a veículos por habitante?

São várias causas, entre elas o fato de que a população de Foz não aumentou (258 mil habitantes, de acordo com o IBGE), enquanto a de Cascavel subiu (323 mil).

Além disso, o Produto Interno Bruto de Foz do Iguaçu, segundo o IBGE, colocava a cidade em 72º lugar entre os municípios brasileiros, posição certamente reforçada por ser sede da Itaipu Binacional e pela força do turismo, enquanto Cascavel estava em 87º lugar.

Mas isso foi em 2017. Infelizmente, a situação pode ter se invertido, já que a agroindústria ganhou ainda mais força, a partir da pandemia de covid-19, enquanto Foz do Iguaçu teve que paralisar sua grande força econômica, o turismo, o que gerou perda de empregos e de renda.

VEJA AGORA QUANTOS VEÍCULOS EXISTEM NO PARAGUAI

Como aqui, a frota paraguaia cresce sem parar. Foto Hoy

A Diretoria de Automotores do Paraguai divulgou o número total de veículos registrados no país, em 31 de dezembro de 2020: entre carros, motos e caminhões, são de 2.540.294.

Desse total, 61% correspondem a veículos de quatro rodas e 36% a duas rodas. Caminhões representam 2,3% e 1% a carros e motos antigos, segundo matéria publicada no jornal Hoy.

O departamento Central, formado por cidades vizinhas a Assunção, concentra 29% da frota paraguaia – 743.870 veículos em trânsito. Assunção está em segundo lugar, com 456.126.

O departamento de Alto Paraná, onde fica Ciudad del Este, está na terceira posição, com o total de 422.175 veículos.

A divisão da população pelo número de veículos indica que, no Paraguai, há um veículo a cada 2,7 habitantes.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1059 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.