Entidade com mais de quatro décadas de atuação em Foz do Iguaçu, o Lar dos Velhinhos, localizado na Avenida General Meira, receberá R$ 6,4 milhões da diretoria brasileira de Itaipu para as ações de assistência aos idosos abrigados no local.
Leia também:
Projeto social de Foz do Iguaçu receberá repasses de Itaipu
De acordo com Itaipu, o valor é o dobro do definido no convênio anterior, no âmbito da segunda edição do projeto “Longevidade com Dignidade: Cuidar, Proteger e Promover”.
“O objetivo da ação é melhorar as condições de acolhimento de longa permanência a idosos(as) com vínculos familiares fragilizados, em situação de pobreza, abandono e com necessidades especiais e/ou abrigamento”, informa a binacional.
Com os recursos, o lar poderá contratar mais profissionais para a prestação dos serviços essenciais aos idosos, como enfermeiras, nutricionista, fisioterapeuta, cuidadores, auxiliares de limpeza, encarregado de manutenção e pessoal de cozinha.
A parceria vai possibilitar também que a instituição faça a adequação de 90% de seus espaços, atendendo às exigências das normas técnicas vigentes, melhorando a mobilidade e reduzindo riscos de quedas e acidentes.
Outra destinação do dinheiro será a compra de suplementos para dietas especiais dos idosos e materiais necessários para a manutenção da instituição, como a revisão e a instalação do sistema de incêndio.
Atualmente, 72 pessoas são atendidas no Lar dos Velhinhos, com o Conselho Municipal do Idosos tendo identificado a necessidade de ampliação para 80 vagas.
A entidade acolhe homens e mulheres com 60 anos ou mais, independentes ou dependentes, com saúde debilitada, que estão em estado de abandono ou não dispõem de condições para permanecer com os familiares.