Mapa mostra cobertura das operadoras de celular em Foz do Iguaçu

Qual operadora de telefonia tem a maior cobertura de internet móvel em Foz do Iguaçu? Uma ferramenta disponibilizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ajuda a responder à pergunta, embora maior não signifique, necessariamente, melhor ou mais rápida, o que depende de diversos fatores. (Imagem: Pixabay)

De acordo com o Painel Cobertura Móvel (que pode ser conferido clicando aqui), a cobertura de internet 4G, tecnologia mais difundida, chega a 61,2% do município. Na área em questão, vivem 99,66% dos iguaçuenses. O restante do território é formado, principalmente, por zonas rurais, áreas de mata no Parque Nacional do Iguaçu e terras inundadas para a formação do Lago de Itaipu.

Em termos de área coberta, a operadora TIM aparece na liderança, com sinal de 4G em 49,89% do município. Na sequência, vêm Vivo (48,55%), Claro (47,41%), Nextel (37,84%) e Oi (35,95%).

Em roxo e azul, as áreas com maior cobertura, conforme mapa no site da Anatel.

Já em relação ao percentual de domicílios com disponibilidade de 4G, a maior cobertura é a da Claro, que chega a 99,48%, seguida por TIM (98,78%), Nextel (98,39%), Vivo (98,32%) e Oi (97,96%).

Tabela disponível no site da Anatel em 10 de julho de 2021.

No site da Anatel, é possível filtrar por empresa e ampliar o mapa para ver como é a cobertura no local onde você vive ou trabalha.

Como é possível notar, as operadoras dão maior atenção às áreas mais densas, como o centro da cidade e bairros mais populosos. Nos limites do perímetro urbano, como nas proximidades das barrancas dos rios, BR-469 ou bairros mais afastados, a força do sinal pode ser consideravelmente mais fraca (além das interferências de torres do Paraguai ou Argentina).

Antes de trocar de operadora, portanto, vale não apenas consultar o mapa da Anatel, mas ficar de olho nas notícias, já que mudanças no mercado, como a provável aquisição da Oi e o futuro leilão do 5G, podem alterar radicalmente a concorrência.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 126 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.