Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Moradores da Vila A protestam pedindo preço justo para as casas

Cidade

Moradores da Vila A protestam pedindo preço justo para as casas

Segundo a associação que representa os atuais usuários dos imóveis, muitos são idosos e têm dificuldades para obter financiamentos.

2 min de leitura
Moradores da Vila A protestam pedindo preço justo para as casas
Moradores levaram faixas para pedir pontos como a revisão dos critérios para a definição dos preços. Foto: Gentileza/Assessoria

Moradores das casas pertencentes à usina de Itaipu na Vila A fizeram, na noite dessa segunda-feira (24), um protesto na Avenida Araucária durante a cerimônia de entrega das obras do Mercado Público de Foz do Iguaçu.

Leia também:
Segundo associação, cerca de 70% dos moradores não vão conseguir comprar casas da Vila A

O ato foi para dar visibilidade às reivindicações dos usuários dos imóveis, que pedem à diretoria brasileira de Itaipu que reveja os critérios utilizados para a definição dos valores de casas e terrenos, considerados altos pelos manifestantes.

As faixas estendidas no canteiro central da avenida e nas grades externas do futuro mercado traziam frases como “Juntos por preço justo e moradia digna” e “Vila A unida contra o despejo”.

No último dia 2 de junho, o H2FOZ publicou reportagem especial sobre o caso, com a jornalista Denise Paro abrindo espaço para o posicionamento de Itaipu e da Associação dos Moradores Interessados na Aquisição dos Imóveis da Vila A (AMIVA).

Segundo a AMIVA, cerca de 70% dos atuais moradores das 923 casas que a binacional pretende vender até o final de 2026 não terão condições de adquirir o imóvel onde vivem, por fatores como preço e dificuldades para a obtenção de financiamento.

Itaipu, por sua vez, argumenta que propôs descontos que podem chegar a 40% do valor de mercado e que entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para a obtenção de condições facilitadas (clique aqui para ler a matéria com os dois lados).

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

3 comentários em “Moradores da Vila A protestam pedindo preço justo para as casas”

  1. Hugo Santos

    Moraram 40 anos sem pagar aluguel, agora querem comprar as casas por um preço mais barato. Quem define o preço é o mercado,, deveriam ter juntado o dinheiro do aluguel por todo esse tempo. Brasileiro sendo brasileiro mesmo viu, pra acaba…

  2. João Carlos

    Hugo Santos, o senhor está desinformado todos os permissionarios das diversas entidades que tem contrato com a Itaipu pagam a taxa de ocupação de imóvel. Falar do que não se conhece fica feio.

  3. Isaías

    A inveja é uma merda, estou aqui legalizado, vou comprar a casa com a graça de Deus,, custe o que custar, pela constituição federal tenho direito a moradia (habitação), vou fazer valer meu direito, para os desinformados, pagamos um aluguel social, no meu caso a 25 anos, “aí que endurecer pra poder ser livre”.

Os comentários estão encerrado.