Pelé Eterno: conheça a Rua Rei Pelé em Foz do Iguaçu

Via no bairro Morumbi tem esquinas com outras que homenageiam craques, como Mané Garricha e Cláudio Coutinho.

Apoie! Siga-nos no Google News

Imagine morar na Rua Rei Pelé, esquina com Cláudio Coutinho ou Mané Garrincha, e bem próximo das ruas Belmiro (alusão ao estádio do Santos), São Jorge (referência ao Parque São Jorge, do Corinthians), Parque Antártica (o antigo estádio do Palmeiras) e Pacaembu. Em Foz do Iguaçu isso é possível no bairro Morumbi.

Leia também:
Artista paraguaia faz homenagem a Pelé no Catar

A Rua Rei Pelé – batizada assim graças a uma outra homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL) – tem apenas uma quadra de extensão e cerca de 30 imóveis registrados ali. Asfaltada, a via pode ser utilizada como atalho entre a Avenida Alemanha e a Rua Mané Garrincha.

A nomenclatura acompanha o projeto do bairro Morumbi, cujos diferentes loteamentos (Morumbi I, Morumbi II, Morumbi III e Morumbi IV) homenageiam estádios em suas ruas, como Fonte Nova, Canindé, Mineirão, Urbano Caldeira (outra referência à Vila Belmiro), Mário Filho (o Maracanã) ou Joaquim Américo Guimarães (a Baixada, do Athletico).

O bairro também faz alusão a outros nomes importantes do esporte, como o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, falecido em 1977, época da expansão da Região Leste de Foz do Iguaçu; ou o francês Jules Rimet, em cujo mandato à frente da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) foi criada a Copa do Mundo, em 1930.

No Google Maps, você pode arrastar o homenzinho laranja (Pegman) para entrar no modo Street View e ver as imagens da Rua Rei Pelé registradas em agosto de 2022.

Em tempo: pelo menos até onde se tem conhecimento, Pelé nunca esteve em Foz do Iguaçu ou visitou as Cataratas. (Errata: Pelé esteve em Foz do Iguaçu em 1997, para a abertura dos Jogos Mundiais da Natureza. À época, o atleta ocupava o cargo de ministro do Esporte).

Na cidade, o craque também é informalmente lembrado em locais como a mecânica Pelé Autocenter, no bairro Lancaster, e o Supermercado Pelé, na região de Três Lagoas.

LEIA TAMBÉM