
A EPR Iguaçu, concessionária das rodovias que opera o Lote 6, apresentou as obras e os prazos previstos para a BR-277 em Foz do Iguaçu. A exposição foi durante reunião da diretoria da ACIFI.
A empresa, vencedora do leilão, fará a gestão de vias das regiões Oeste e Sudoeste, incluindo a BR-277, ligação da região fronteiriça com portos e grandes centros brasileiros. Além disso, a EPR será a responsável pela cobrança de pedágio.
BR-277 em Foz do Iguaçu
Em Foz do Iguaçu, o diretor-executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, apresentou as intervenções previstas na cidade. O primeiro ano, disse, será dedicado a etapas iniciais, como a instalação de postos de pesagem e praças operacionais.
Para o perímetro urbano iguaçuense, as investimentos são:
- duas passarelas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai;
- implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277, perto do Posto Três Fronteiras;
- construção de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727.
Não haverá intervenção no Trevo do Charrua, conforme o representante da concessionária. As intervenções estruturais e melhorias funcionais estão previstas a partir do segundo ano.
“A partir do terceiro ano, iniciamos as obras de ampliação de capacidade, entre elas duplicação, terceira faixa, acostamento, acessos, viadutos, trincheiras e dispositivos em desnível”, enumerou Silvio Caldas. A tão esperada duplicação do trecho entre Matelândia e Cascavel faz parte desse cronograma.
Ele justificou o prazo de três anos para as obras maiores. “Precisamos pensar que não temos os projetos executivos dessas obras. Eles precisam ser elaborados. Também precisamos dos licenciamentos ambientais”, apontou.

Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo ressaltou a importância de a comunidade conhecer os cronogramas e serviços. “A sociedade deve estar atenta às obras previstas, por uma razão simples: somos a região mais distante do Porto de Paranaguá e estamos longe de capitais como Curitiba e São Paulo, tornando o custo de transporte de mercadorias mais alto. Tudo isso faz ter custo de pedágio maior. É fundamental repensar a economia do Extremo-Oeste”, expôs.
Investimentos totais
A EPR deverá investir cerca de R$ 13 bilhões no Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná. A concessão abrange 660km de extensão, com previsão de 462km de duplicação, 31km de faixas adicionais, 87km de vias marginais, uma área de escape, três pontos de parada e descanso, 38 passarelas e 133 viadutos.
Presenças
Também participaram da reunião o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito (PL); o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu), Marcelo Brito, além do vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees (PP).
(Com informações da ACIFI)