Veja obras e prazos da nova concessionária na BR-277 em Foz do Iguaçu

EPR Iguaçu anunciou serviços no perímetro urbano e para quando prevê a tão esperada duplicação da rodovia.


A EPR Iguaçu, concessionária das rodovias que opera o Lote 6, apresentou as obras e os prazos previstos para a BR-277 em Foz do Iguaçu. A exposição foi durante reunião da diretoria da ACIFI.

A empresa, vencedora do leilão, fará a gestão de vias das regiões Oeste e Sudoeste, incluindo a BR-277, ligação da região fronteiriça com portos e grandes centros brasileiros. Além disso, a EPR será a responsável pela cobrança de pedágio.

BR-277 em Foz do Iguaçu

Em Foz do Iguaçu, o diretor-executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, apresentou as intervenções previstas na cidade. O primeiro ano, disse, será dedicado a etapas iniciais, como a instalação de postos de pesagem e praças operacionais.

Para o perímetro urbano iguaçuense, as investimentos são:

  • duas passarelas nas proximidades da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai;
  • implantação de um dispositivo em desnível no km 725 da BR-277, perto do Posto Três Fronteiras;
  • construção de seis quilômetros de faixas adicionais entre os km 721 e 727.

Não haverá intervenção no Trevo do Charrua, conforme o representante da concessionária. As intervenções estruturais e melhorias funcionais estão previstas a partir do segundo ano.

“A partir do terceiro ano, iniciamos as obras de ampliação de capacidade, entre elas duplicação, terceira faixa, acostamento, acessos, viadutos, trincheiras e dispositivos em desnível”, enumerou Silvio Caldas. A tão esperada duplicação do trecho entre Matelândia e Cascavel faz parte desse cronograma.

Ele justificou o prazo de três anos para as obras maiores. “Precisamos pensar que não temos os projetos executivos dessas obras. Eles precisam ser elaborados. Também precisamos dos licenciamentos ambientais”, apontou.

O executivo da EPR, engenheiro Silvio Caldas, expôs o planejamento a lideranças de Foz do Iguaçu – foto: divulgação

Presidente da ACIFI, Danilo Vendruscolo ressaltou a importância de a comunidade conhecer os cronogramas e serviços. “A sociedade deve estar atenta às obras previstas, por uma razão simples: somos a região mais distante do Porto de Paranaguá e estamos longe de capitais como Curitiba e São Paulo, tornando o custo de transporte de mercadorias mais alto. Tudo isso faz ter custo de pedágio maior. É fundamental repensar a economia do Extremo-Oeste”, expôs.

Investimentos totais

A EPR deverá investir cerca de R$ 13 bilhões no Lote 6 do Programa de Concessão de Rodovias no Paraná. A concessão abrange 660km de extensão, com previsão de 462km de duplicação, 31km de faixas adicionais, 87km de vias marginais, uma área de escape, três pontos de parada e descanso, 38 passarelas e 133 viadutos.

Presenças

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Nascimento; o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Debrito (PL); o presidente do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu), Marcelo Brito, além do vice-prefeito de Medianeira, Evandro Mees (PP).

(Com informações da ACIFI)

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