Gargalo que custa vidas humanas e que não foi resolvido em 24 anos da antiga concessão, a conclusão da duplicação da BR-277 entre Foz do Iguaçu e Cascavel está prevista no Lote 6 do novo modelo. O leilão será em 19 de dezembro na Bolsa de Valores.
Para concluir a duplicação, serão feitas obras no perímetro urbano de Cascavel a Matelândia. Serão 69,1 quilômetros de novas pistas duplas, entre outros serviços, conforme a Agência Estadual de Notícias.
Hoje, quem sai de Foz do Iguaçu pela BR-277 logo tem de trafegar em pista simples. A via é a ligação da fronteira trinacional com o Porto de Paranaguá, Curitiba e demais centros urbanos do país.
Obras na BR-277
Conforme a gestão estadual, além da conclusão da duplicação da rodovia no Oeste, a concessão prevista contempla, em Foz do Iguaçu:
- trecho de faixas adicionais em ambos os sentidos da BR-277, até o km 727+600, dentro do perímetro urbano da cidade;
- viaduto do tipo diamante no km 725+650; e
- duas passarelas para pedestres no km 732, junto à aduana da Ponte Internacional da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.
O edital de concessão prevê investimentos em obras nas demais cidades cortadas pela BR-277, como Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira.
Para o governo, a duplicação da BR-277 será uma “obra transformadora”. Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o investimento irá beneficiar “habitantes, o agro, indústria, transportadoras, em suma, toda a população e setor produtivo”.
Concessão das rodovias
O Lote 6 inclui trechos da BR-277 e de outras rodovias, no Oeste e Sudoeste. O governo estima investimentos de R$ 12,6 bilhões em obras e R$ 7,4 bilhões em conservação e operação de tráfego. Ao todo, serão 662,10 quilômetros de rodovias federais e estaduais.
Se me recordo a uns 30 anos atrás também previa.
Exatamente Roberto, não só até Cascavel mas até Paranaguá, porém pagamos pedágio durante 30 anos e nada. Alguém acredita que será diferente? Pagaremos e não teremos a duplicação
Era o ano de 1992 Jaime Lerner privatizou com concessão para 25 anos com o contrato de estar duplicado até o ano 2000..Eu guardei até um boletim de propaganda da época.
Duplicaram os valores do pedágio e não cumpriram nada de duplicação.
Atrasaram o desenvolvimento de nossa região por 30 anos.
Causaram a morte de milhares de pessoas!
Foi comprovado e julgado varias corrupções , inclusive de um apartamento em Camburiú a um alto funcionário do DER.
E nada de justiça
Agora nesse novo leilão teve o dia de audiência publica : todos pediram que o leilão fosse pelo menor valor de pedágio. Mas o governo optou pelo maior valor de outorga. Que é vender antecipadamente a rodovia e por no bolso o dinheiro.
O governo ignorou a vontade do povo.
E nós permanecemos pacíficos e tranquilos.
Se fosse na argentina teriam feito panelaço e trancado a rodovia. Se fosse no oriente já teriam explodido uma bomba em cada pedágio.
Mas como nós somos brasileiros permanecemos tranquilos pacíficos e votando neles.