FIciencias 2019, a última com edição presencial antes da pandemia. Imagem: Assessoria / PTI.

FIciencias 2021 abre inscrições para estudantes do Brasil, Paraguai e Argentina

Estudantes das redes de ensino Fundamental e Médio do Brasil (Paraná e Santa Catarina), Paraguai e Argentina já podem apresentar seus pedidos de inscrição para a edição 2021 da FIciencias – Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, organizada anualmente em Foz do Iguaçu pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento, que acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, será 100% online. Nas nove edições anteriores, 22,7 mil alunos, vindos de 1,3 mil escolas públicas e particulares dos três países, expuseram seus projetos de pesquisa e aplicação prática dos conteúdos estudados.

“Além dos alunos, buscamos impactar os professores também, para que produzam pesquisas e ciência, levando um conhecimento novo nas escolas. A ideia é que os professores apresentem junto com seus alunos, na grande vitrine que é a FIciencias, o conhecimento produzido durante o ano em suas escolas”, explica a coordenadora Andrea Pavei Schmoeller, citada pela assessoria.

Os estudantes podem participar individualmente ou em grupos de no máximo três integrantes por projeto. Todos os trabalhos devem ter um orientador com mais de 18 anos, que poderá ser um professor, aluno em fase de graduação ou já graduado. O site para inscrição e outras informações é o http://www.ficiencias.org.

No prazo que vai até o dia 13 de agosto, os interessados devem enviar um resumo do projeto, que será analisado por uma comissão. As iniciativas mais bem avaliadas serão selecionadas para a programação oficial da FIciencias, separadas por áreas como ciências agrárias, ciências biológicas, ciências exatas, ciências sociais e engenharia.

Para 2022, a intenção é retomar o formato presencial do evento, que promove visitas de alunos de Foz do Iguaçu e região de fronteira para que se inspirem com a exposição. Além do PTI, Itaipu Binacional e universidades estaduais e federais fazem parte da organização.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ tem 122 posts e contando. Ver todos os posts de Guilherme Wojciechowski - H2FOZ