Alerta laranja pra temporal, em Foz. Chuva e vento podem ser intensos

O alerta tem validade desta quarta até quinta-feira, dia 11, às 10h30. Previna-se.

Apoie! Siga-nos no Google News

O alerta tem validade desta quarta até quinta-feira, dia 11, às 10h30. Previna-se.

O Inmet colocou o aviso em seu portal na Internet depois do almoço, mas o alerta laranja para temporal está valendo desde 10h10 desta quarta-feira, 10, e prossegue até 10h30 de quinta-feira.

As nuvens pesadas indicam mesmo esta possibilidade, que pode atingir o Noroeste e o Oeste do Paraná, conforme o mapa do Inmet, além de boa parte do Mato Grosso do Sul e do Oeste paulista.

O ALERTA

Aviso de tempestade

Grau de severidade: Perigo
Início: 10/11/2021 10h30
Fim: 11/11/2021 10h30

Riscos potenciais

Inmet publica aviso iniciando em: 10/11/2021 10:30. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Instruções

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

OUTROS SERVIÇOS

Todos os outros serviços de meteorologia já previam chuva, pra esta quarta-feira, e mantêm a previsão: Simepar (10,3 mm), Climatempo (10 mm), Sistema Faep (0,69 mm), AccuWeather (6,1 mm), CPTEC/Inpe (60% de chance de chover) e Tempo Agora (6 mm).

O AccuWeather republica o alerta laranja para tempestades divulgado pelo Inmet.

Com exceção do CPTEC/Inpe, os demais serviços mantêm a previsão de chuva também pra esta quinta-feira, 11.

Não é “terrorismo” nosso, hein, leitores? É o Inmet que divulga o alerta, bem mais grave que o anterior (era amarelo, este é laranja), que não se confirmou.

Se não houver tempestade, melhor ainda. Mas temos a obrigação de divulgar. E você, de se proteger e de cuidar para não ter prejuízos.

PRIMAVERA

Temporais são comuns, na primavera. Menos comum é um amanhecer coberto de nevoeiro, como o de terça-feira. Mas são tempos de transição, e vale tudo. Foto Marcos Labanca

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.