Paraná, Paraguai e Misiones têm alerta para temporais. Mais uma vez!

Sistema de temporais já entrou no Paraguai. Foto: Direção de Meteorologia do Paraguai

No caso de Foz, alerta entrou em vigor hoje pela manhã e vale até 10h de quinta-feira, 3.

A Direção de Meteorologia do Paraguai alertou, por volta das 17h, sobre “o iminente ingresso de um importante núcleo de tempestades no departamento Central”. Com o correr das horas, grande parte dos departamentos deve ser atingida, inclusive Alto Paraná, onde fica Ciudad del Este.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A exemplo dos temporais que provocaram estragos em vários pontos do país, na segunda-feira, 28, este sistema também está vindo do Norte da Argentina.

Não por acaso, o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina emitiu um alerta para temporais, nesta tarde. Devem ocorrer abundantes precipitações, acompanhadas de fortes ventos e queda de granizo em praticamente toda a província de Misiones.

O céu de Misiones, sobre o Rio Paraná, nesta tarde. Foto: Misiones on Line

ALERTA AQUI TAMBÉM

O alerta laranja do Inmet vale para toda esta região no mapa.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que desde segunda-feira, 28, vem divulgando seguidos alertas de temporais, até agora não acertou, pelo menos no que se refere ao Oeste do Paraná.

Mas é bom lembrar que, desde as 9h30 desta quarta-feira, 2, há um alerta laranja para uma grande parte do Paraná (incluindo todo o Oeste), Santa Catarina inteira e norte do Rio Grande do Sul, além de uma pequena faixa de São Paulo.

O alerta vigora até quinta, às 10h. Previsão de chuvas intensas (entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia), rajadas de ventos entre 60 e 100 km por hora e também de queda de granizo.

Olhando o céu de Foz, percebe-se que há nuvens carregadas, aqui e ali. Mas nada indica, aos olhos de leigo, que venha um temporal como o previsto. A gente fica na torcida: queremos chuva, não estragos e sustos.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.