Será que vai chover? Veja resposta à clássica questão para o final de semana

O vermelho do amanhecer nada significa na meteorologia. Foto Patrícia Iunovich

Em meio a acertos e desacertos, a gente busca uma conclusão de consenso.

Prever o tempo não é tarefa pra amadores. Até profissionais dedicados sofrem, se debatem e, muitas vezes, quebram a cara.

Mas a curiosidade sobre como vai se comportar o clima nos próximos dias é maior do que a descrença, a desconfiança. Mesmo porque, entre erros e acertos, há sempre uma linha norteadora sobre o comportamento do tempo.

De hoje a segunda-feira, pela análise da maioria dos serviços consultados (e olha que são sete!), a tendência é que chova. Há unanimidade sobre o domingo, então não duvidemos quanto a chuva neste dia.

E há um 5 x 2 de prognósticos indicando chuva ainda pra esta sexta-feira. Pro sábado, 6 x 1 pela chuva.

Já dá pra se ter uma boa ideia do que pode ou não acontecer, não é mesmo? É muito difícil que a grande maioria erre na previsão pro sábado. E, claro, quase impossível que todos não acertem na chuva do domingo.

Mas acontece. Meteorologia não é ciência exata. Tem que ficar atento à previsão, mas também aos sinais que vêm de fora: as nuvens, o vento, a temperatura…

AMANHECER VERMELHO

A manhã desta sexta-feira nasceu com um sol tendendo para o vermelho. Há um ditado, que vem lá das bandas do litoral brasileiro, que diz:

À noite céu vermelho, deleite do marinheiro; de manhã céu vermelho, toma cuidado, marinheiro.

Traduzindo: céu vermelho de noite, bom tempo no dia seguinte; céu vermelho pela manhã, chuva.

Mas a ciência, ah, essa não tem poesia. O céu fica vermelho por uma questão da física. A luz do sol é uma mistura de todas as cores, e cada cor corresponde a um comprimento de onda, como publicou tempos atrás o jornal O Povo, do Ceará.

Quando a luz do sol travessa a atmosfera, é espalhada pelas partículas do ar. Uma das cores, o azul, se espalha mais, pelo seu comprimento de onda. E por isso o céu é azul.

Quando o sol nasce ou se põe, a luz entra na atmosfera por um ângulo pequeno, num percurso mais longo. O azul vai para as regiões da Terra onde é dia. Nas outras áreas, vão as outras cores, principalmente o amarelo, o laranja e o vermelho.

Entra aqui a ação do homem. Quando há mais poluição no ar, mais o nascer e o pôr do sol tendem a ficar da cor vermelha.

Chega de ciência e vamos às previsões pro final de semana, em Foz do Iguaçu.

O QUE PREVEEM

Simepar: nesta sexta, tempo segue seco. Mas vem chuvarada no final de semana. Serão 26,6 mm no sábado e 15,5 mm no domingo. E a semana começa com chuva, mas pouca coisa – 1 mm.

Chuva é sempre bem-vinda, enquanto precisarmos dela, como atualmente. Mas outra boa notícia é que o calorão cede, de acordo com o Simepar: temperaturas caem de 31°, nesta sexta, para máximas de 27° no sábado e 24° no domingo.

Isso não significa que já não há um “do contra” logo de cara.

CPTEC/Inpe: temperaturas de 33, 34 e 30°, de sexta a domingo. Probabilidade maior de chuva (70%) só no domingo. Os meteorologistas deste serviço são meio estrga-prazeres, não?

Será que outros também analisam assim o clima de Foz?

Inmet: quanto às temperaturas, coincide com o CPTEC/Inpe, basicamente: 34, 30 e 32° de hoje a domingo. Mas, em chuva, tende mais para o Simepar: só que prevê “pancadas de chuva e trovoadas isoladas” também nesta sexta. No sábado, encoberto com chuvisco e no domingo pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Assim como o Simepar, antevê que a semana começa com “pancadas de chuva e trovoadas isoladas”.

Climatempo: faz um meio-de-campo com Simepar e Inmet, em relação às temperaturas. Também prevê diminuição, mas menos sensível: 34, 29 e 27°, de hoje a domingo.

Mas vai na mesma linha dos dois em relação a chuvas (aliás, na linha exata do Inmet): pra hoje, pancadas de chuva à tarde e à noite, o que também vale pro sábado. No domingo, “chuva a qualquer hora”.

Pra segunda-feira, “pancadas de chuva à tarde e à noite”.

É curioso observar no dia a dia: há serviços que tendem a previsões de dias secos pela frente; e outros, de dias chuvosos. Este contraste pode ser observado no CPTEC/Inpe, o da seca, e no Tempo Agora, que você vê a seguir.

Tempo Agora: chuva de hoje até segunda-feira. Boa chuva: nos quatro dias, volume chegará a 38 mm.

E o incrível é que, nas temperaturas, segue exatamente a linha do Climatempo: 33, 29 e 27°, de hoje a domingo (diferença apenas de 1° a mais na previsão pra hoje).

AccuWeather: chove sábado, domingo e segunda-feira. De hoje a domingo, temperaturas de 34, 33 e 28°, respectivamente.

Agora, vamos à previsão do serviço mais novo, que entraria na lista dos que veem sempre chuva no horizonte. A analisar.

Sistema Faep: máximas de 35, 33 e 29°, de hoje a domingo. Com chuvisco hoje, chuva moderada no sábado e chuva leve no domingo. Semana começa com chuva leve.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ tem 1160 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.