Leilão para serviço de visitação do parque acontece nesta terça-feira

Parque Nacional do Iguaçu abriga as Cataratas do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Mais notas do Blog da Redação: vereadores ouvem, de novo, diretor do Municipal; tem produção, tem royalties; refugiados da guerra; primeiro voto.

O Ministério do Meio Ambiente realiza leilão para o serviço de visitação do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), unidade de conservação que abriga as Cataratas do Iguaçu. O certame será decidido pela proposta de maior outorga.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A concessão tem prazo previsto de 30 anos e R$ 500 milhões em infraestrutura, segundo o ministério. Os recursos deverão ser destinados para ampliar as melhorias ao público, conservação da biodiversidade e desenvolvimento dos municípios lindeiros. O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

Vereadores ouvem, de novo, diretor do Municipal

Mesmo com o que chamam de “pedido de ajuda” enviado para o Legislativo, até o momento, representantes dos profissionais de saúde do Hospital Municipal não foram convidados para apresentar os problemas da unidade. A categoria está em estado de greve.

Mas os edis parecem dar mais oportunidade a Amon Mendes, diretor do Municipal, já que fizeram duas reuniões com o médico. A primeira foi em fevereiro e a mais recente, nesta segunda-feira, 21. Participaram desse encontro os vereadores Ney Patrício, Valdir de Souza “Maninho”, Yasmin Hachem, Anice Gazzaoui, Kalito Stoeckl e João Morales.

Tem produção, tem royalties

Assim o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, almirante Anatalicio Risden Junior, resume situação dos royalties pagos aos municípios, como Foz do Iguaçu. O repasse não acabará em 2023, com a revisão do chamado Anexo C, tranquilizou lideranças políticas da região o dirigente da binacional. “Enquanto houver produção de energia elétrica, terá o pagamento”, ressaltou.

Refugiados da guerra

O Paraná recebeu na sexta-feira 29 ucranianos refugiados de guerra entre Rússia e Ucrânia. A maioria do grupo é formada de crianças e mulheres. Eles aguardarão que casas sejam construídas em Prudentópolis (PR), cidade que tem a maior comunidade ucraniana do país.

Primeiro voto

Faltam 45 dias para o jovem tirar o título pela primeira vez para votar nas eleições 2022. O fechamento do cadastro ocorrerá em 4 de maio. Pode obter o documento quem tem 15 anos, desde que complete 16 até a eleição (2 de outubro). O serviço é feito pela internet (clique aqui).

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Blog da Redação

Blog da Redação é de responsabilidade dos jornalistas do Portal H2FOZ. Veja mais mais conteúdo do autor.