Candidaturas negras importam? 

Em Foz, na totalidade das 360 candidaturas ao Legislativo municipal, pessoas brancas representam 65,6%; pardas, 24,7%; pretas, 9,2%; e amarelas, 0,6%. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Fabiano Severino e Vacy Alvaro

No ano passado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça”, trazendo um retrato dessa desigualdade na representatividade de pessoas negras (o censo reconhece como população negra pretos + pardos) eleitas para o Legislativo em 2018. O resultado foi a composição da Câmara de Deputados com 75,6% de pessoas brancas e outras e 24,4% de pretas ou pardas.

Embora a população brasileira seja composta em sua maioria por pessoas negras, na composição das chapas, para disputas dos pleitos eleitorais, e nos resultados essa proporção não tem correspondido.

Em Foz do Iguaçu, na totalidade das candidaturas registradas para o cargo de vereador, é nítida a disparidade quando olhamos os dados referente à autodeclaração de cor/raça. Aliás, outra. Registramos aqui a distorção apresentada pelas candidaturas femininas em matéria recente.

ENTRE EM NOSSO CANAL NO WHATSAPP E RECEBA AS NOTÍCIAS NO SEU CELULAR!
https://bit.ly/canal-h2foz