Juventude tem pouca representatividade entre os candidatos de Foz
A política – ou a vontade de ocupar um cargo de liderança na área – está longe de ser uma das preferências do público jovem de Foz do Iguaçu.
Por Vacy Álvaro – H2FOZ
A política – ou a vontade de ocupar um cargo de liderança na área – está longe de ser uma das preferências do público jovem de Foz do Iguaçu. É isso o que apontam as estatísticas das eleições municipais deste ano.
De acordo com os dados, apenas 8,6% dos candidatos ao posto de vereador estão enquadrados na faixa etária mais baixa da lista, que vai dos 18 aos 29 anos de idade. O candidato mais velho do pleito é Terluliano (Republicanos), de 78 anos, enquanto o mais novo é Felipe Pilger Eidt (PSL), que completou 19 anos em abril.
Na busca por uma vaga no Executivo (para os cargos de prefeito e vice-prefeito), essa representatividade jovem é ainda menor (5,5%). Entre os 18 “aspirantes” aos dois cargos, apenas o candidato a vice Diego Carvalho (PCdoB), de 27 anos, integra a faixa etária mais nova. Entre os “prefeituráveis”, o candidato Nelton Friedrich, que recentemente completou 73 anos, é o mais velho, e Tatiana Fruet (PROS), a mais nova, com 32 anos.
Confira os gráficos: