Bruno, Don e tantos outros… Até quando?

Até alguns dias atrás, muitos de nós não sabíamos quem eram Bruno e Don. Então ouvimos dizer que estavam desaparecidos na Amazônia.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Fabiano Severino – OPINIÃO

Até alguns dias atrás, muitos de nós não sabíamos quem eram Bruno e Don. Então ouvimos dizer que estavam desaparecidos na Amazônia. As primeiras informações relatam que um era indigenista e outro era jornalista. Logo, as redes sociais e veículos de comunicação começam a nos apresentar essas pessoas.

Bruno Pereira, recifense, 41 anos, servidor público federal vinculado à Funai, indigenista. Grande conhecedor, por opção e ofício, de povos isolados e recém-contatados da Funai, em que exerceu a coordenação dessa área até ser exonerado da função pelo então ministro da Justiça Sérgio Moro. Atualmente estava licenciado de seu cargo público e trabalhava com a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), capacitando aquelas comunidades quanto à defesa e vigilância de seus territórios.

Don Phillips, britânico, 57 anos, jornalista que escreveu para o Washington Post, The New York Time e Financial Times. Morava no Brasil desde 2007 e atualmente escrevia um livro sobre desenvo