Rádio Clube
H2FOZ
Início » Artigos » Eleição na Fiep, Simples Nacional, Mobilidade urbana, Ranking de homicídios, Carga tributária, Salário congelado

Eleição na Fiep, Simples Nacional, Mobilidade urbana, Ranking de homicídios, Carga tributária, Salário congelado

Coluna da ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná) de quinta-feira, 11 de julho.

5 min de leitura

Eleição na Fiep
O empresário José Eugenio Gizzi que disputa a presidência da Fiep se reúne hoje com empresários de Ponta Grossa. “O industrial deixou de participar da construção das políticas para o setor. Queremos que o industrial e os sindicatos voltem a pautar as ações da gestão da federação e, para isso, vamos ouvi-los e assim avançarmos nas medidas que representem retorno econômico real para as empresas e indústrias paranaenses”, afirma Gizzi integrante da chapa “Sindicato Forte, Fiep Maior”. A eleição está marcada para 14 de agosto.

Simples Nacional
As micro e pequenas empresas excluídas do Simples Nacional têm até segunda-feira (15) para requerer o retorno ao sistema que reúne, em um único documento de arrecadação, os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários. “Estudos realizados pelo Sebrae mostram que, se o modelo de tributação acabasse, 67% das empresas optantes fechariam as portas, seriam empurradas para a informalidade ou reduziriam suas atividades. Por isso, esta Resolução é tão importante, representa uma oportunidade para as micro e pequenas empresas”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Mobilidade urbana
O Ministério do Desenvolvimento Regional aprovou o financiamento de projetos de mobilidade urbana para Cascavel. Serão R$ 34 milhões destinados a modernização da infraestrutura de transporte público coletivo e adoção de medidas de moderação de tráfego. 

Ranking de homicídios
A ONU divulgou relatório sobre taxas de homicídio no mundo em 2017, no qual a América Central e América do Sul registram os mais altos índices, com 25,9 e 24,2 assassinatos por cada 100 mil habitantes, respectivamente. Na lista, o Brasil ficou em segundo lugar no continente sul-americano, atrás da Venezuela, com 30,5 mortes, acima da média regional. 

Geração de empregos
Pato Branco está entre as cidades que mais geram empregos no Paraná. De acordo com o Caged, a cidade de 80 mil habitantes fechou os primeiros cinco meses de 2019 com 1.894 vagas abertas. Pato Branco é uma intrusa na lista das cinco cidades que lideram o ranking, composto basicamente pelas mais populosas do Estado – Curitiba (1.038 postos de trabalho), Maringá (3.955), Cascavel (2.072) e São José dos Pinhais (1.478) completam o grupo.

Reforma Tributária
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RR) é um dos 66 signatários da PEC da Reforma Tributária protocolada ontem na Câmara Alta. “Não tenho dúvidas que o Senado terá consciência da importância dessa votação para destravar a economia, desburocratizar a vida dos brasileiros e simplificar as relações em um Estado de dimensões continentais, com muitas portarias, muitos decretos, muitas legislações, uma em cada estado, que enlouquecem a vida dos brasileiros”, disse.

Centro da Mulher
O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o secretário Beto Preto (Saúde) assinaram convênio que transfere a antiga Maternidade Santana para administração da prefeitura de Ponta Grossa. A unidade será transformada no Centro de Especialidade da Mulher e no Centro de Especialidade de Imagem e Diagnóstico, e está sendo retomada pelo Estado em razão de decisão judicial.

Volpi na Câmara do Leite
O presidente da Comissão de Bovinocultura de Leite da Faep, Ronei Volpi, foi indicado para presidir a Câmara Setorial do Leite e Derivados do Ministério da Agricultura. O colegiado apoia as ações na formulação de políticas públicas que fortaleçam a atividade leiteira no país. A indicação deve ser referendada pela ministra Tereza Cristina (Agricultura) e com isso, Volpi será o primeiro representante da região Sul a presidir a câmara.

Unidades de saúde
O prefeito Gerson Colodel (MDB) adianta que das cinco novas unidades de saúde em construção em Almirante Tamandaré, duas já estão prontas: Tanguá e Sede. “Outras três estão em pleno andamento: São João Batista, Graziela e Tamboara”.

Carga tributária
Dos 1.328 pequenos e médios empresários entrevistados na pesquisa do Insper/Santander, 39,23% disseram que o maior empecilho para evolução dos  negócios é a carga tributária. A taxa de juros é o maior empecilho para 26,58% dos pesquisados. A inflação é citada por 15,59%. Para 14,91%, o maior empecilho é o desemprego. A taxa de câmbio foi citada por 3,69%. Por setores, a indústria é que vê a carga tributária como maior empecilho (51,42% dos entrevistados). No comércio, ela aparece com 37,52% e, nos serviços, com 35,90%.

Salário congelado
A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que limita e congela o salário do governador em R$ 33.763,00 até dezembro de 2022. A proposta é de autoria dos nove deputados que integram a Mesa Diretora da Casa, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), que tem como primeiro-secretário o deputado Romanelli (PSB) e segundo-secretário o deputado Gilson de Souza (PSC).

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

 

Deixe um comentário