Pesquisa mostra que número de infectados por coronavírus em Ciudad del Este é 25 vezes maior

H2FOZ – Cláudio Dalla Benetta

O número oficial do Ministério de Saúde Pública do Paraguai indica que há 1.803 casos confirmados de covid-19 em Ciudad del Este, mas uma pesquisa feita pela Prefeitura mostra que o número é muito maior.

A pesquisa ouviu moradores de 1.176 residências, das quais em 18% pelo menos um dos integrantes da família havia apresentado ou estava com sintomas de covid-19, informa o jornal La Clave.

Extrapolando a pesquisa para todas as residências, seriam 45.357 moradores que já sofreram infecção pelo vírus, desde o início da pandemia. O número é 25 vezes maior que o oficial, de 1.803 infectados.

O Ministério de Saúde Pública considera que uma em cada 100 pessoas já teve ou tem a doença, mas o estudo mostra que o percentual está perto de 15%, conforme  Daniel Pereira Mujica, economista da Prefeitura que apresentou os dados da pesquisa, como noticia o portal CDE Hot.

Ele garantiu que a porcentagem de confiança nos resultados é de 98%. “As perguntas que fazíamos diretamente era se alguém da casa teve ou está com sintomas de covid”, explicou.

Os bairros vizinhos do Rio Paraná, como San Rafael e San Agustín, são onde há mais pessoas que já tiveram ou têm sintomas da doença. No total, são 6 mil infectados.

De acordo com Mujica, pelo menos 25.019 pessoas já estariam recuperadas da doença e 20.328 estariam com sintomas no momento em que foi feita a pesquisa.

Ele acrescentou que 40% dos contagiados não consultam o médico, enquanto o restante vai a um hospital, laboratório ou farmácia do bairro.

Mapa da covid-19

Com base nos dados, foi feito um mapa de Ciudad del Este que mostra onde estão os casos ativos e recuperados da covid-19.

O prefeito Miguel Prieto explicou que a pesquisa foi feita com base no trabalho desenvolvido em Foz do Iguaçu. “Se você não tem dados realistas, jamais vai tomar a decisão correta”, disse o prefeito, referindo-se à reativação da economia do município.

O prefeito instou o Ministério de Saúde a tomar decisões com base em números reais e em estudos sérios, para não gerar um grave impacto econômico ao país e garantir da melhor maneira o controle dos contágios, como noticia o CDE Hot.

“Para que fechar toda uma cidade. se se pode cercar os bairros mais afetados e o Ministério de Saúde se envolver nestas áreas?”, questionou o prefeito.

Os resultados do estudo serão entregues à Décima Região Sanitária de Alto Paraná, para que seja traçada uma estratégia tanto para evitar os contágios como para permitir uma recuperação gradual da economia.

Números do país

No domingo, 23, a Saúde Pública do Paraguai informou que o país tem 23.233 casos confirmados de covid-19, dos quais 7.417 recuperados e 5.611 ativos. O número de mortos subiu para 205.

Há 222 pacientes internados, dos quais 69 estão em unidades de terapia intensiva.

Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este, diminuiu a participação no total de casos registrados oficialmente, mas ainda assim é o departamento com maior número: 4.562, ou 38,2% de todos os registrados no país. A seguir vem o departamento Central, com 3.539 casos (29,6%), e Assunção, com 2.124 (17,8%).

 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.