Quer elaborar um bom projeto cultural para captar recursos? Curso gratuito recebe inscrição 

H2FOZ – Paulo Bogler

Uma boa ideia e conhecimentos para convertê-la em projeto. Esse é o percurso de quem busca financiamento para iniciativas de arte e cultura. Para atender a essa demanda, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura promovem o Curso de Elaboração de Projetos Culturais, que está com inscrições abertas até 23 de outubro. 

Ministrado por Alessandra Perrinchelli Bucholdz (UEPG), a formação, gratuita e on-line, é destinada a artistas, produtores e realizadores culturais. Dividida em três módulos, busca oferecer os primeiros passos sobre como estruturar um projeto cultural. 

De acordo com a organização, o objetivo do curso é dotar o participante de condição para a elaboração de projetos com foco em editais e programas de fomento e incentivo, bem como auxiliar proponentes na concepção de um roteiro de trabalho eficiente. Serão 35 horas de carga horária, com início no próximo dia 29. 

Módulos de formação:

1º: contextualização histórica sobre o caminho percorrido pela lei de incentivo à cultura no Brasil; 

2º: conceitos principais para elaboração de projetos culturais; e

3º: webconferência promovida pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Paraná, ao vivo, sobre o Profice e a Lei Aldir Blanc.

Clique aqui para a acessar o formulário e fazer a inscrição

Prêmio Jornada

Em reconhecimento a artistas e profissionais na área da cultura, o Paraná está com edital aberto para o concurso “Jornada – Prêmio de Reconhecimento à Trajetória”. Serão selecionados e premiados artistas,  mestras, mestres, grupos e coletivos e que “tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Paraná”.

Serão 400 prêmios, no valor de R$ 20 mil cada, totalizando R$ 8 milhões em recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. Para se inscrever, o candidato deve gravar um vídeo narrando sua trajetória e juntar material sobre sua trajetória. 

O edital é voltado a agentes culturais, pessoa física e jurídica. As inscrições, que terminam às 18h do dia 23 de novembro deste ano, são feitas on-line, no sistema SisProfice.  Os prêmios serão divididos em 20 áreas:

Cultura Tradicional;

Cultura de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;

Cultura Afro;

Cultura LGBTQIA+;

Cultura de Refugiados, Migrantes e Apátridas;

Cultura Hip Hop;

Fanfarras;

Bandas Marciais;

Corais;

Dança;

Cultura alimentar;

Teatro;

Música;

Literatura;

Artes visuais;

Circo;

Audiovisual;

Ópera;

Arte Educador;

Técnicos.

Acesse o edital completo
 

(Com informações da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura)

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.