Visão das prefeituras de Foz e Medianeira - Foto: Marcos Labanca e Jorge Dorneles

O que falta para Foz ter uma prefeitura à altura da cidade? Medianeira tem a sua

No município vizinho, sede administrativa concentra todas as secretarias e é cercada por lago e praça para a população frequentar.

Prédio administrativo novo junto a um parque municipal para o cidadão frequentar, usufruindo lazer e convivência comunitária. Assim é o espaço que abriga a Prefeitura de Medianeira, cidade vizinha estimada em 46 mil habitantes.

A constatação é do guia de turismo iguaçuense Jorge Dorneles, que visitou Medianeira recentemente e mandou para o H2FOZ a sua comparação com os edifícios usados pela administração municipal de Foz do Iguaçu. “O que falta para nós termos uma prefeitura decente?”, indagou.

“Sim, caros amigos. Medianeira tem uma nova prefeitura”, prosseguiu. “Fui lá e fiquei impressionado. Uma praça cheia de gente sentada ao ar livre, tomando chimarrão e conversando, desfrutando da vista do lago e, ao fundo, o prédio novo”, descreveu.

Segundo o profissional de turismo, a sede administrativa medianeirense concentra todas as secretarias. “Enquanto isso, no extremo-oeste do Paraná, tem uma cidade com a Prefeitura dividida em cinco prédios. Dizem que um deles custa R$ 50 mil por mês”, escreveu.

A partir das ocupações da prefeitura, o guia de turismo ampliou sua lista de reivindicações para Foz do Iguaçu: “O que falta para termos um teatro municipal? O que falta para termos um museu na cidade? O que falta para reformarem a pavimentação das ruas?”, elencou Jorge Dorneles.

Leitor do H2FOZ, Jorge Dorneles visitou Medianeira e registrou o parque e a sede da prefeitura.

Promessa da gestão municipal e de administrações anteriores, o Centro Cívico de Foz do Iguaçu até hoje não saiu do papel. A cidade chegou a receber do governo federal uma área para a construção da nova sede, mas que foi reavida. No primeiro semestre deste ano, a prefeitura anunciou tratativas visando a obter espaço para futura instalação do governo.

O Paço Municipal José Della Pasqua e o Parque Municipal 25 de Julho foram inaugurados pela Prefeitura de Medianeira em 2018, em comemoração aos 58 anos da cidade. Conforme dados do Legislativo da cidade, as áreas têm as seguintes dimensões e infraestruturas:

  • prédio da prefeitura: seis pavimentos e um subsolo, totalizando 5.224,42m² de área construída; e
  • Parque Municipal 25 de Julho: área de 33,6 mil metros quadrados com paisagismo diferenciado, pista de caminhada, rampas de acessibilidade, lagos com chafariz e peixes ornamentais, academia ao ar livre e playground, entre outros.
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1283 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.