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Começa construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu

Empreendimento será erguido na BR-277 e representa um investimento de R$ 500 milhões; movimento de caminhões deve aumentar 30%.

4 min de leitura
Começa construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu
O empreendimento vai impulsionar as operações logísticas e o comércio exterior na região de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Imagem: Multilog

A pedra fundamental do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu, o maior da América Latina, foi lançada na manhã desta segunda-feira, 4, na região de Três Lagoas, às margens da BR-277, marcando o início das obras.  

Com previsão de entrar em operação em dezembro de 2026, o Porto Seco terá capacidade para receber dois mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação do atual terminal, também situado às margens da BR-277, na área urbana da cidade, próximo à fronteira com o Paraguai.

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O investimento na estrutura, feito pela empresa Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do Brasil, é de R$ 500 milhões. A previsão é de que o Porto Seco gere cerca de 250 empregos diretos.

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lançamento obras
Lançamento reuniu autoridades, incluindo o prefeito de Foz Joaquim Silva e Luna. Foto: Ari Dias/AEN

“Esse empreendimento é um marco para a logística paranaense e brasileira, que vai trazer muito mais tranquilidade e eficiência no escoamento e na entrada de cargas no Paraná, facilitando o comércio exterior e a fiscalização na Tríplice Fronteira”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

O Porto Seco vai impulsionar as operações logísticas e o comércio exterior na região de tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

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Hub logístico do Mercosul

O presidente do grupo Multilog, Djalma Vilela, disse que a empresa aposta na transformação de Foz do Iguaçu em um grande hub logístico do Mercosul. “Pensamos nessa área como uma nova fronteira para Foz, desafogando o trânsito na atual estrutura.”

A previsão é de que o novo terminal duplique a capacidade da atual estrutura, que movimentou, em 2024, um total de 8,6 milhões de toneladas de cargas, chegando a uma receita de US$ 8,6 bilhões (R$ 47,4 bilhões).

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O projeto tem apoio do Governo do Estado e da Receita Federal e integra uma série de obras para melhorar a logística na região, como a duplicação da Rodovia das Cataratas e a construção da Perimetral Leste e da Ponte da lntegração Brasil–Paraguai.

A Multilog tem um prazo de concessão de 35 anos. A nova unidade está localizada em um terreno de 550 mil metros quadrados de área.

Fases da obra

A licença de operação para o início da obra foi emitida em julho pelo Instituto Água e Terra (IAT).

Prevista para iniciar no ano passado e ser entregue no mesmo período de conclusão da Perimetral Leste, o início da construção do terminal acabou atrasando sob alegação de demora das licenças ambientais.

A obra será feita em duas fases. Na primeira etapa, serão aplicados R$ 240 milhões na implantação do pátio de caminhões.

A edificação terá 197 mil metros quadrados de pátios, 7,2 mil metros quadrados de área coberta para armazenagem e vistoria e 600 metros quadrados de câmaras frias, com três docas exclusivas.

porto seco
Projeto prevê amplos espaços para caminhões. Imagem: Multilog

O complexo contará ainda com equipamentos de última geração, como balanças rodoviárias, escâneres para inspeção não invasiva e modernos sistemas de vigilância por câmeras, atendendo aos requisitos de segurança alfandegária.

Os acessos serão automatizados, com sistemas de pesagem e identificação de veículos, incluindo estrutura específica para cargas com dimensões excedentes.

O projeto também contempla áreas de apoio aos motoristas, com espaços internos e externos equipados com sanitários, áreas de descanso e estrutura para permanência segura e confortável.

A Multilog planeja ainda construir no local um terminal de contêineres para absorver parte da carga paraguaia, que hoje é escoada pelo Porto de Montevidéu, no Uruguai, passando então a ser movimentada pelo Porto de Paranaguá.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

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    Denise Paro

    Denise Paro é jornalista pela UEL e doutoranda em Integração Contemporânea na América Latina. Atua há mais de duas décadas nas Três Fronteiras e tem experiência em reportagens especias. E-mail: deniseparo@h2foz.com.br

    5 comentários em “Começa construção do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu”

    1. Doni Vitor

      Tudo que se projeta por aqui demora ou nem saia. Licenças ambientais, talvez iria eliminar uns 3 lagartos e uma meia dúzia de rolinhas.

    2. Ale

      Que termine a construção no prazo, ao contrário de muitas obras de porte grande realizadas em Foz (vide Perimetral e Rodovia das Cataratas).

    3. Tarcísio Alves Lopes

      Gostaria de mencionar aos responsáveis do novo porto seco foz, para não esquecer de colocar no projeto, um espaço para caixas 24 horas para os motoristas que precisam sacar dinheiro não precisar se locomoverem até o centro.

    4. João Carlos Munhoz das Neves

      Foz do Iguaçu não é para amadores.
      Maior Porto seco da América Latina será no maior país da América Latina, país líder do Mercosul , em uma região onde vivem pacificamente quase 100 etnias.
      Exemplo para o mundo, aqui é tudo gigante, a gente tem que se habituar com a ideia.
      Números impressionantes, parabéns pelo artigo.

    5. Eduardo Silva

      Se depender desse governo atual, essa obra vai levar uns 15 anos pra ficar pronta… E vai custar umas 5 vezes mais do que esse valor previsto!

    Os comentários estão encerrado.