Conta de luz da Copel tem aumento autorizado pela Aneel

Aumento é de 1,58 para consumidor residencial - Foto: Divulgação
Siga a gente no

Reajuste passará a valer nesta sexta-feira, 24; medida impactará cerca de 5 milhões de consumidores atendidos pela empresa.

Um novo aumento nas tarifas públicas vem aí para os paranaenses. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste na conta de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel). O aumento passará a valer nesta sexta-feira, 24.

Segundo a agência, o reajuste será de 1,58% para os consumidores residenciais. Nas classes de consumo de baixa e alta tensão, o efeito médio será de 4,90%. A Copel atende a cerca de cinco milhões de unidades no estado, que deverão ser impactadas com o aumento.

A Aneel justificou que “os encargos setoriais e atividades relacionadas à distribuição de energia” são os fatores que mais incidiram no reajuste. A agência, porém, apontou “a devolução dos créditos de PIS/Cofins que, no reajuste da Copel, promoveu atenuação de 13,3%” e foi uma medida para a “mitigação das tarifas”.

À imprensa, a Copel informou que o índice é um dos mais baixos adotados no país e está muito aquém da inflação acumulada no período. A dedução de valores do PIS/Cofins na composição do preço, demanda jurídica vencida pela empresa, ajudou a manter o reajuste em menor nível, frisou a companhia.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->