Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Copel não terá aumento da conta de luz, define Aneel

Economia

Copel não terá aumento da conta de luz, define Aneel

Alívio no bolso do consumidor foi anunciado pelo órgão regulador federal, responsável por calcular o custo da fatura.

2 min de leitura
Copel não terá aumento da conta de luz, define Aneel
Nos chamados subgrupos de consumidores, foi determinada pequena redução de 0,03% - foto: Marcos Labanca/Arquivo H2FOZ
Publicidade


Consumidores da Copel não terão aumento na tarifa de energia, conforme decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nessa terça-feira, 18. Esse órgão regulador federal é o responsável por calcular o custo da conta de luz uma vez por ano.

Nos chamados subgrupos de consumidores, houve uma pequena redução de 0,03% nos próximos 12 meses. Essa redução é válida para clientes residenciais, profissionais liberais e pequenas empresas atendidos em todo o estado.

Publicidade

“O preço da energia para os paranaenses fica, portanto, abaixo da inflação”, informou a Copel. “Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que mede o aumento dos preços no país, subiu 3,93%”, complementou.

A tarifa da conta de luz é calculada a partir de fatores que incluem custo da energia, uso do sistema e encargos setoriais. Conforme a companhia, ao valor deste ano são abatidos créditos do PIS/Cofins por causa de ação judicial vencida por ela em 2020.

Apenas para as grandes empresas, que são os clientes atendidos em alta tensão, haverá reajuste de 0,05%, segundo a Copel. A empresa afirmou que para consumidores residenciais foi possível reduzir a tarifa mesmo com elevação de custos com o transporte da eletricidade e sua compra, além do aumento da inflação.

Publicidade
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
Assuntos

Paulo Bogler

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ.