Dívida no nome? maratona de renegociação on-line é lançada nesta segunda

Mutirão vai até o fim do mês, em 30 de novembro - Foto ilustrativa: Pixabay


Podem fazer parte do mutirão pessoas com dívidas em atraso contraídas de bancos ou financeiras; no site, consumidor acessa extrato das dívidas em seu nome.

Com a participação de 160 instituições financeiras, tem início nesta segunda-feira, 1º, Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, para a regularização de débitos de pessoas físicas. O procedimento é on-line, podendo ser realizado até 30 denovmebro.

A iniciativa é do Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Senado Federal e Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Os interessados devem fazer o registro no site consumidor.gov.br. Depois disso, escolher a instituição com a qual deseja negociar, relatar o problema e fazer o pedido. O banco ou a financeira tem até 10 dias para analisar a requisição e apresentar uma proposta ao consumidor com pendência.

No site mutirao.febraban.org.br, desenvolvido especificamente para a campanha, o devedor pode preparar a negociação. “No endereço, é possível pegar orientações antes de inserir a proposta na plataforma da Senacon”, informa Agência Brasil (ABr).

Na página estão a lista das dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas. A página da Febraban também tem um link para o sistema do Banco Central Registrato.

Esse serviço oferece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, inclusive a lista de dívidas em seu nome. O site também fornece o Índice de Saúde Financeira (ISF) de cada devedor.

Podem participar da maratona quem tem dívida sem bens dados em garantia, que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras.Dí

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1450 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.