Estão abertas, em Foz do Iguaçu, as inscrições para o projeto Bora Circular 2026, iniciativa voltada à capacitação em design, sustentabilidade e empreendedorismo. O município foi um dos selecionados no Paraná.
O programa também prevê premiação em dinheiro para projetos desenvolvidos durante a formação. A proposta é ampliar o acesso à qualificação em economia circular, modelo que visa a eliminar desperdício e obter valor com o reúso de insumos.
Ao todo, são 156 vagas distribuídas em cinco turmas. As inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do site do Instituto Liga Badu. Podem participar pessoas com mais de 18 anos interessadas em empreender.
O conteúdo inclui técnicas de upcycling, com reaproveitamento de resíduos como plásticos e materiais têxteis.
“Esta é uma oportunidade para pessoas com mais de 18 anos que desejam empreender e aprender a dar maior utilidade para materiais que muitas vezes são considerados lixo”, afirma a diretora de Desenvolvimento Socioeconômico, Cátia Fritzen.
A formação será composta por sete encontros, em formato presencial e online. Também estão previstas mentorias e rodas de conversa. O local das atividades ainda será definido. Ao final, os projetos serão avaliados.
Os participantes concorrerão a 17 prêmios de R$ 1 mil. A seleção considerará critérios técnicos e de viabilidade das propostas. O objetivo é incentivar iniciativas sustentáveis com potencial de geração de renda. A premiação busca impulsionar negócios locais.
Segundo a coordenação, a proposta vai além da qualificação técnica. “Não estamos apenas oferecendo um curso, mas convidando os paranaenses a se tornarem agentes de inovação ambiental em suas cidades”, realça a coordenadora, Daiana Brunetti.
Lixo em renda
O projeto é realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, com apoio de instituições parceiras. Em Foz do Iguaçu, a ação conta com suporte da Agência do Trabalhador e integra uma política pública de estímulo ao empreendedorismo sustentável.
No Paraná, o Bora Circular 2026 deve percorrer 50 municípios. A estimativa é de beneficiar cerca de sete mil pessoas. O programa envolve organizações sociais e lideranças locais na execução das atividades.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias)


