Novembro passou sem Black Friday no Paraguai

Denise Paro – H2FOZ

A tradicional Black Friday, que esquenta as vendas no Paraguai nesta época do ano, foi cancelada em razão da pandemia da covid-19. A informação é da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, uma das entidades responsáveis pela promoção do evento.

O vice-presidente da Câmara, Juan Vicente Ramirez, diz que a entidade não quis assumir a responsabilidade de fazer a Black Friday porque isso poderia trazer consequências negativas à saúde da população. O Ministério da Saúde do país não proibiu, porém não incentivou a realização do evento comercial neste ano.

Apesar de oficialmente não ser realizada, a Black Friday está sendo feita em algumas lojas, no entanto por iniciativa dos próprios comerciantes.

Quando organizada com apoio da Câmara de Comércio e de outras entidades comerciais, a Black Friday ganha mais força pela amplitude da divulgação. Os comerciantes dizem que a promoção é uma oportunidade para desovar mercadorias em estoque, que acabam sendo adquiridas por preços baixos pelos consumidores.

No ano passado, de acordo com o jornal ABC Color, um dos maiores do país, 200 mil compradores movimentaram as ruas de Ciudad del Este durante os três dias da promoção, o que resultou em um volume de vendas de aproximadamente US$ 300 milhões.

Movimento

Com o dólar em alta e a crise da covid, o movimento em Ciudad del Este anda em baixa, avalia Juan Vicente Ramirez. Para ele, o comércio deve começar a reagir quando a situação econômica melhorar no lado brasileiro.

Parte das lojas, principalmente aquelas voltadas a turistas, mantém protocolos sanitários, como a obrigatoriedade do uso de máscara. Em algumas, álcool gel e um lavatório de mãos estão disponíveis na entrada.

Com a retomada de mais voos para Foz do Iguaçu nos últimos meses, muitos turistas voltaram a movimentar a cidade e cruzar a Ponte da Amizade para fazer compras no Paraguai.

Denise Paro - H2FOZ

Denise Paro é repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo da autora.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.