Contribuir para o trabalho dos núcleos empresariais e integrá-los, enfocando o planejamento para a obtenção de resultados. Com esse objetivo, a Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) reuniu líderes que impulsionam negócios locais e ações comunitárias, que fazem parte do programa Empreender.
O encontro deu sequência ao trabalho de planejamento para a reestruturação e o fortalecimento do Empreender. Conforme a associação, 253 empresas iguaçuenses, de diferentes portes e ramos, fazem parte de dez núcleos setoriais e três territoriais do programa.
Ainda, três estão em construção. E há núcleos em fase de estudo de viabilidade para constituição, além de alguns colegiados em stand by, ainda que realizem ações pontuais. A definição dessas estruturas é a seguinte:
- núcleos setoriais: são temáticos, atuando em segmentos específicos, podendo ser transversais; e
- núcleos territoriais: demarcam um espaço, como avenida, bairro ou região com identidade entre si, oportunidades e demandas comuns.
Líderes e negócios locais
O vice-presidente da ACIFI, Edmilson Iareski representou a diretoria no encontro. O diretor-executivo, Dimas Bragagnolo, detalhou a forma de atuação do programa e apresentou o planejamento estratégico da associação, vinculando-o às atividades e aos resultados do Empreender.
Renata Sakamoto e Juan Daniel Mendonça, consultores do programa, e Isabelle Magalhães, integrante da gestão administrativa do Empreender, deram orientações. Da comunicação, Alexandre Palmar e Hemily Nascimento explicaram o apoio técnico da área. O consultor do Sebrae Felipe Fernandes apresentou e convidou para o programa avançado de capacitação Sonar.
São dois os pontos cruciais para o funcionamento de um núcleo, externou Edmilson Iareski, durante o encontro. “Ele deve ter relevância para as empresas que o compõem e também é preciso envolver todos os participantes nas tarefas e ações”, frisou ele, que já coordenou o Núcleo de Imobiliárias.
Já Dimas Bragagnolo enfatizou que a ACIFI enxerga o Empreender como a materialização do associativismo. “É uma das ações mais importantes da entidade. A nossa orientação vai no sentido de que os planejamentos e ações enfoquem resultados para as empresas, aliados a iniciativas e projetos voltados para a comunidade.”
Programa Empreender
É mantido pela ACIFI em parceria com o Sebrae. Une empresários e profissionais liberais, tornando-os parceiros que trocam experiências e identificam oportunidades de crescimento para empresas e para a coletividade. Um núcleo deve reunir cerca de dez empreendimentos atuantes e associados à entidade.
Núcleos do Empreender em atividade:
Setoriais
- ACIFI Mulher
- ACIFI Jovem (COJEFI)
- Iguassu Valley Foz
- Núcleo de Imobiliárias de Foz (NIMOB Foz)
- Núcleo de Consultores Ambientais (NUCAFI)
- Núcleo de Comunicação (NUCOMFI)
- Núcleo de Sustentabilidade
- Núcleo de Desenvolvimento Humano (DH+)
- Núcleo de Arquitetos e Urbanistas
- Núcleo de Livrarias e Sebos
Territoriais
- Núcleo da Avenida Brasil
- Núcleo da Vila Portes
- Núcleo da Vila A
Em construção
- de RHs (RHede Iguassu)
- Núcleo de Livrarias
- Núcleo de Marmoristas
Conheça mais em: acifi.org.br/programa-empreender.