Com a união de conceitos da ancestralidade guarani e da modernidade das linhas arquitetônicas de Oscar Niemeyer, foi lançada, nessa segunda-feira, 23, a identidade visual do Campus Arandu, da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila).
Situado na Itaipu Binacional, o campus teve as obras retomadas, e o próximo passo será o lançamento do edital de licitação, previsto para este ano, para contratação da empresa executora e de fiscalização da obra.
O conceito da marca traz o modernismo de Oscar Niemeyer e a ancestralidade do povo guarani. Considerada uma obra-monumento, o campus da Unila é o último projeto em vida feito pelo arquiteto brasileiro. Termo guarani, Arandu significa busca da sabedoria, saber ouvir e sentir o tempo.
Reitora da Unila, Diana Araújo Pereira ressaltou a importância da universidade para os povos latino-americanos e da obra para a comunidade acadêmica. “Que Arandu seja nossa casa e nossa comunidade”, diz.
Parceria
O evento, realizado no Itaipu Parquetec, contou com a presença do diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, e da diretora de Comunicação do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Aline Czezcki. O UNOPS é um organismo da ONU especializado em infraestrutura e gestão de projetos.
A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação do Coletivo Teatral da Unila, Cote’Coi.
A marca é resultado de uma colaboração entre a universidade, o UNOPS e a Itaipu Binacional. O UNOPS trabalha na implementação da fase 1 das obras, que contempla a finalização do edifício central, do restaurante universitário e do bloco de salas de aula.
A obra estava parada desde 2014, e neste ano estão sendo feitos trabalhos de revisão e atualização dos projetos. A previsão de entrega da primeira etapa é para 2026/2027.