Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia ciclo de encontros com famílias de crianças com TEA

Educação

Neurodivergência

Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia ciclo de encontros com famílias de crianças com TEA

Iniciativa começa nesta terça-feira (8) no bairro Três Lagoas e será levada a outras regiões da cidade. Confira a programação completa:

2 min de leitura
Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia ciclo de encontros com famílias de crianças com TEA
Os conteúdos abordarão aspectos práticos e teóricos do cuidado, incluindo orientações sobre manejo comportamental, desenvolvimento emocional, comunicação, rotina familiar e estratégias de inclusão no ambiente escolar. Foto ilustrativa: Pexels
Publicidade

A Prefeitura de Foz do Iguaçu inicia, nesta terça-feira (8), às 18h, um ciclo de encontros voltados à escuta, ao acolhimento e à formação de familiares de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O primeiro será realizado no Centro Escola-Bairro Leonel Brizola, no bairro Três Lagoas. Em seguida, as ações serão desenvolvidas uma vez por semana, contemplando todas as regiões da cidade.

O ciclo faz parte das iniciativas do novo Centro de Atendimento TEA, criado neste semestre para qualificar o atendimento às pessoas com autismo na rede municipal de ensino.

Publicidade

Primeiramente, a proposta dos encontros é fortalecer o vínculo entre escola e comunidade. Dessa forma, o objetivo é oferecer aos pais e responsáveis um espaço permanente de diálogo, troca de experiências e formação sobre temas ligados ao desenvolvimento infantil. Além disso, comportamento e inclusão integram os temas abordados.

Conteúdos

Os conteúdos englobarão aspectos práticos e teóricos do cuidado com crianças com TEA, incluindo orientações sobre manejo comportamental, desenvolvimento emocional, comunicação, rotina familiar e estratégias de inclusão no ambiente escolar.

Além das famílias, os encontros também estarão abertos a educadores da rede municipal e demais profissionais da educação. A proposta é a de que os espaços alinhem práticas, esclareçam dúvidas e construam uma rede de apoio mais sólida entre escola, família e comunidade.

Publicidade

Programação das atividades

  • 08/07 – Leonel Brizola
  • 15/07 – Arnaldo Isidoro de Lima
  • 22/07 – Francisco Bubas
  • 29/07 – Darci Zanata

Foz do Iguaçu tem pelo menos 4 mil pessoas autistas

Em junho, o H2FOZ publicou uma reportagem especial que detalhou os dados do censo sobre pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) em Foz do Iguaçu. De acordo com o levantamento, a cidade conta com pelo menos quatro mil pessoas com esse diagnóstico.

Para aprofundar a análise desse cenário local e avaliar como Foz do Iguaçu atende essa população, o portal entrevistou a psicóloga clínica Luisa Burt. Mestranda em Relações Internacionais, Luisa é especialista em Psicoterapia para Adultos Neurodivergentes, com foco em TDAH, TEA e Superdotação/Altas Habilidades.

Publicidade

Leia mais:

Foz do Iguaçu tem mais de 4 mil pessoas autistas, aponta Censo 2022

Autismo: preconceito e falta de informação continuam sendo barreiras, afirma especialista

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Vacy Álvaro

Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

Deixe um comentário