Educação abre período de matrícula para alunos da rede estadual

Rematrícula, matrícula inicial e confirmação das vagas devem ser feitas neste mês de outubro; saiba como proceder.

Apoie! Siga-nos no Google News

Rematrícula, matrícula inicial e confirmação das vagas devem ser feitas neste mês de outubro; saiba como proceder.

A Educação do Paraná iniciou o período de matrícula para o ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino. O prazo vai até 31 de outubro para confirmação das vagas, matrícula inicial e rematrícula.

Pais, mães e responsáveis legais devem fazer o procedimento on-line, na Área do Aluno. Essa plataforma também permite atualizar o cadastro, emitir a declaração de matrícula, solicitar o histórico escolar e consultar o boletim escolar.

A matrícula inicial ou rematrícula é realizada na opção “Matrícula On-Line”, após a conferência e/ou atualização cadastral. “O responsável pode confirmar a vaga na instituição em que o(a) filho(a) já estuda ou na instituição indicada pela Seed”, no caso de matrícula de ingresso, informa a Agência Estadual de Notícias (AEN).

Caso busque outra instituição, o responsável pela matrícula precisa indicar até três escolas da sua preferência. A solicitação vai para Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE), e o responsável deve entrar na “Área do Aluno”, a partir de 11 de novembro, para ver o resultado.

Nesse caso, se nenhuma das opções for contemplada, “o estudante permanecerá no colégio de referência, para a conclusão do processo”, reporta a AEN. Depois, o interessado poderá entrar na lista de espera de outro(s) colégio(s) novamente.

Para acessar o site, é necessário informar CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para entrar na “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados – após isso, o responsável poderá cadastrar um novo telefone, um e-mail e uma senha pessoal de sua preferência.

“Caso o responsável legal não possua celular ou não tenha acesso à internet, ele poderá fazer a matrícula online na instituição de ensino estadual onde o aluno estuda”, orienta o governo. Ele pode ir à instituição de ensino municipal da matrícula, no caso de quem está no 5.º ano do ensino fundamental.

Novos alunos

Para entrar na rede estadual de educação do Paraná, quem deriva de outros estados, países ou rede privada, é preciso primeiro criar um cadastro em “Não tenho cadastro na SEED/PR”, no site “Área do Aluno”. Será disponibilizado login e senha.

“Com isso feito, o procedimento da matrícula segue o mesmo padrão dos estudantes que já fazem parte da rede e que vão pleitear uma vaga em escola de preferência”, diz a AEN. Novo acesso ao site deve ser realizado no dia 11 de novembro para o resultado da solicitação.

Novo Ensino Médio

Quem entrou no Ensino Médio neste ano e irá para a segunda série em 2023 deverá confirmar a matrícula, escolher a escola e apontar o itinerário formativo que irá cursar nas duas últimas séries. É possível optar entre Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.