Estrelas brasileiras

Nesta semana que homenageamos nossos professores e professoras, no 15 de outubro, trazemos aqui uma pequena biografia de uma das mais notáveis professoras e pesquisadoras brasileiras da atualidade.

Miriani Griselda Pastoriza (que estará em Foz do Iguaçu esta semana para visitar as Cataratas), argentina naturalizada brasileira, é astrônoma, professora titular no Departamento de Astronomia do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro da Academia Brasileira de Ciências.

A descoberta e caracterização das chamadas galáxias Sersic-Pastoriza, também conhecidas como galáxias com núcleos peculiares, é uma das suas principais contribuições científicas juntamente com o astrônomo argentino J. L. Sérsic.

Pastoriza foi a orientadora científica de muitos astrônomos brasileiros que hoje são destaques científicos internacionais, incluindo Thaisa Storchi Bergmann, Eduardo Luiz Damiani Bica, Fabricio Ferrari e Roberto Cid Fernandes. [1]

Em 8 de abril de 2014 Miriani Pastoriza recebe título de Professora Emérita a UFRGS por introduzir a pesquisa em Astrofísica Extragaláctica no Departamento de Astronomia na instituição em que começou trabalhar em 1978 [2]

No site da Academia Brasileira de Ciências podemos ter acesso à lista com os demais títulos da professora Miriani Pastoriza. [3]

Pastoriza compõem um seleto time de pesquisadoras brasileiras [4] que vem se destacando no mundo da ciência. Apesar dos cortes e sucateamento das nossas instituições científicas, essas heroínas persistem e trazem orgulho à pesquisa nacional.

Pastoriza mostra com sua trajetória como a América Latina produz ciência de grande importância para o mundo, com poucos recursos.

Cabe aqui, além das justas homenagens aos nossos professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, a chamada para a luta pela ciência, tecnologia, pesquisa e educação com investimento público universal pela soberania do Brasil e América Latina. Sem esquecer do papel cada vez mais importante das mulheres nas ciências.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Claudio Siqueira

Claudio Siqueira é um cidadão iguaçuense com sotaque da fronteira. Facebook: claudio.siqueira Veja mais conteúdo do autor.

Claudio Siqueira tem 11 posts e contando. Ver todos os posts de Claudio Siqueira

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.