Estudantes de Foz desenvolvem impressora em braile

Foto: Eddie Machado/PTI-BR

Grupo de alunos do Sesi Internacional criou o equipamento com foco em acessibilidade.

Três estudantes do Colégio Sesi Internacional – instalado no ambiente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) – desenvolveram uma impressora capaz de reproduzir documentos de texto para o formato braile, o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com pouca visão.

A ideia surgiu do interesse do grupo em elaborar materiais educacionais com foco em acessibilidade. Sob a orientação do professor Cristian Loch Leith Rolon, os alunos Vinícius de Oliveira Franco, Giulia Moreira Demarchi e Carla Cecilia Dias de Lima criaram duas versões do equipamento.

No primeiro protótipo, eles utilizaram peças de Lego Mindstorms – uma linha específica da fabricante para a área de educação tecnológica – e conquistaram a segunda colocação na Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias) em 2020. Depois disso, o equipamento foi aprimorado com a utilização de materiais reciclados.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Foto: Eddie Machado/PTI-BR



Grande parte do projeto foi executado e aperfeiçoado no LabMaker Iguaçu, um espaço do PTI dedicado à tecnologia e que ainda este ano será aberto para o público geral visando ao desenvolvimento de pesquisas, protótipos e projetos na área da robótica.

De acordo com o gerente do Centro de Tecnologias Abertas e IoT do PTI, Willbur Souza, “o LabMaker será um local para que interessados possam utilizar sua infraestrutura e equipamentos de ponta como: impressoras 3D, CNC Corte a Laser, CNC Mini Router, pick and place, estações de solda, bancadas de eletrônica, entre outros”.

Foto: Eddie Machado/PTI-BR
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Vacy Junior - H2FOZ

Vacy Alvaro é repórter e coordenador dos infográficos do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.