Quem pretende estudar no Instituto Federal do Paraná (IFPR) precisa ficar atento ao prazo de inscrição para o Processo Seletivo 2027. Em Foz do Iguaçu, são 370 vagas distribuídas entre cursos técnicos e de graduação. As inscrições podem ser feitas até 7 de setembro.
No campus iguaçuense, na Vila A, os cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecem vagas para Técnico em Meio Ambiente (40), Técnico em Aquicultura (40), Técnico em Edificações (80) e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas (30).
Os cursos integrados são destinados a estudantes que concluíram ou concluirão o ensino fundamental antes do início das aulas. A seleção considera o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática do 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. A taxa é de R$ 35.
Outra opção é o Técnico Subsequente em Gastronomia, com 22 vagas, destinado a quem já concluiu ou concluirá o ensino médio. O curso tem duração de um ano, com aulas no período da tarde, e a seleção será por sorteio público eletrônico.
Na graduação, há 36 vagas para Engenharia de Aquicultura, 40 para Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 32 para Licenciatura em Física e 40 para Tecnologia em Gastronomia.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Candidato do IFPR, utilizando uma conta pessoal gov.br. A taxa é de R$ 55 para bacharelados e cursos de tecnologia, enquanto a inscrição para Licenciatura em Física é gratuita.
IFPR em Foz
A seleção para a graduação inclui redação on-line e análise de notas do ensino médio, Encceja ou ENEM, conforme as regras de cada curso.
Uma das novidades desta edição é que os cursos técnicos integrados, anteriormente ofertados em quatro anos, passam a ter duração de três anos. Também haverá uma nova turma de Técnico em Edificações.
O prazo para inscrição termina em 7 de setembro. Os detalhes do processo, editais e inscrições estão disponíveis no portal do IFPR.

