Mestrado gratuito em Integração Contemporânea da América Latina oferece 32 vagas

A seleção será mediante avaliação dos projetos de pesquisa e entrevistas - Imagem ilustrativa Pixabay

A pós-graduação da Unila, uma das mais estratégicas da universidade, recebe inscrições até o dia 12 de outubro.

O mestrado em Integração Contemporânea da América Latina, ofertado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), prorrogou as inscrições para estudantes regulares até o dia 12 de outubro. São 32 vagas para o ingresso em 2022, com inscrições e curso integralmente gratuitos.

Clique acesse o edital.

A formação destina-se a candidatos com graduação, preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Segundo as normas do edital, também podem concorrer às vagas candidatos de outras áreas, desde que os projetos sejam voltados para a temática da integração contemporânea da América Latina.

A seleção será mediante avaliação dos projetos de pesquisa e entrevistas, ambas etapas eliminatórias e classificatórias. Podem participar estudantes do Brasil e dos demais países da América Latina e do Caribe. Há reserva de quatro vagas para brasileiros indígenas, afrodescendentes ou pertencentes a comunidades tradicionais, pessoas com deficiência e transgêneros.

A pós-graduação é considerada uma das mais estratégicas da Unila, considerando a sua missão institucional. A universidade tem por finalidade contribuir para promover a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e intercâmbio cultural, científico e educacional entre povos e nações da América Latina.

“Reforçamos que todo o processo seletivo é gratuito e bilíngue, em português e espanhol”, enfatiza a professora Renata Peixoto de Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL), da Unila. Ela complementa explicando que o edital completo e seus anexos estão disponíveis nos dois idiomas, e um tutorial no YouTube orienta sobre o processo e inscrição.

Assista ao vídeo-convite da professora Renata Peixoto de Oliveira:

Os candidatos a vagas no mestrado em Integração Contemporânea da América Latina podem escolher entre quatro linhas de pesquisa:

  • Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais;
  • Economia Política Internacional e Blocos Regionais;
  • Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; e
  • Política, Estado e Institucionalização.

Instituído em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina reflete a própria finalidade da Unila. O ICAL articula-se com outras graduações e visa a formar para o ensino, a pesquisa e a elaboração de políticas públicas nacionais e regionais. Essa qualificação se dá pela “formação teórica, do pensamento crítico e do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma própria de intelectual latino-americano”, frisa o programa. Acesse a página do ICAL.

(Com informações da Unila)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1349 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ