Provão: jovens e adultos podem concluir estudos com Encceja

Exame é destinado a jovens e adultos que não conluíram os estudos na idade adequada - Foto: Divulgação/MEC

O exame gratuito para os ensinos Fundamental e Médio abre inscrição neste mês de maio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou, nesta segunda-feira, 16, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2022). Com ele é possível concluir os ensinos Fundamental e Médio com uma prova gratuita.

As inscrições vão de 24 de maio a 4 de junho. A avaliação será em todos os estados do país, e as cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do INEP. O exame “afere competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram” os estudos, informa a Agência Brasil (ABr).

A avaliação é para jovens e adultos que não concluíram o nível educacional na idade adequada, podendo realizar o provão:

  • Ensino Fundamental: quem tem, no mínimo, 15 anos completos; e
  • Ensino Médio: pessoas com a idade de, no mínimo, 18 anos completos.

O exame tem quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é feita por secretarias estaduais e instituições de educação.

As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto. Neste ano, “não haverá necessidade de justificativa de ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020”, informou a ABr.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->